Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mendes, Renata de Jesus Aragão | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T17:29:18Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T17:29:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 37-055.2:821.134.3-2”05/...” | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1371 | - |
dc.description | 205 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Adriana Maria de Souza Zierer. (Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | A discussão sobre questões de gênero no ensino de História possibilita perceber a historicidade das concepções sobre o masculino e feminino em uma dada sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo analisar Gil Vicente e seus discursos de gênero na elaboração dos modelos e contramodelos educativos para as mulheres em Portugal (séculos XV-XVI). Nesse contexto, muito se discutiu sobre a educação feminina e sua finalidade no interior da nobreza de corte. Gil Vicente, como artista de corte dos reis D. Manuel I, D. João III e da rainha D. Leonor, também abordou esse tema em suas peças. Nesse sentido, em nossa pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiamos a análise dos textos escritos por Gil Vicente na Copilaçam de 1562, a partir da articulação de duas unidades temáticas: a educação feminina e o gênero. Em relação à educação feminina abordamos os vícios, virtudes, papel das mães, espaços de educação, relação com o casamento, entre outras. Utilizamos a perspectiva de gênero, discutida por Joan Scott e Judith Butler, bem como a análise do discurso segundo Foucault. Procuramos identificar quais virtudes foram consideradas adequadas na construção dos modelos educativos, bem como, as táticas de resistência à educação pelas personagens femininas, que foram representadas enquanto contramodelos educativos. Por fim, foi elaborado um paradidático, destinado ao 1º ano do Ensino Médio, buscando articular a discussão sobre as mulheres medievais com a problemática das Relações de Gênero, devido ao seu caráter enriquecedor ao ensino de História. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Educação feminina | pt_BR |
dc.subject | Gil Vicente | pt_BR |
dc.subject | Paradidático | pt_BR |
dc.title | Modelos e contramodelos educativos femininos no teatro de Gil Vicente: potencialidades da literatura na discussão de gênero no ensino de história medieval | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO RENATA.pdf | 1.27 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PARADIDÁTICO PPGHIST RENATA FINAL.pdf | 5.92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.