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dc.contributor.authorMendes, Renata de Jesus Aragão-
dc.date.accessioned2022-08-01T17:29:18Z-
dc.date.available2022-08-01T17:29:18Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.otherCDU: D 37-055.2:821.134.3-2”05/...”-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1371-
dc.description205 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2021. Orientadora: Profa. Dra. Adriana Maria de Souza Zierer. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractA discussão sobre questões de gênero no ensino de História possibilita perceber a historicidade das concepções sobre o masculino e feminino em uma dada sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo analisar Gil Vicente e seus discursos de gênero na elaboração dos modelos e contramodelos educativos para as mulheres em Portugal (séculos XV-XVI). Nesse contexto, muito se discutiu sobre a educação feminina e sua finalidade no interior da nobreza de corte. Gil Vicente, como artista de corte dos reis D. Manuel I, D. João III e da rainha D. Leonor, também abordou esse tema em suas peças. Nesse sentido, em nossa pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiamos a análise dos textos escritos por Gil Vicente na Copilaçam de 1562, a partir da articulação de duas unidades temáticas: a educação feminina e o gênero. Em relação à educação feminina abordamos os vícios, virtudes, papel das mães, espaços de educação, relação com o casamento, entre outras. Utilizamos a perspectiva de gênero, discutida por Joan Scott e Judith Butler, bem como a análise do discurso segundo Foucault. Procuramos identificar quais virtudes foram consideradas adequadas na construção dos modelos educativos, bem como, as táticas de resistência à educação pelas personagens femininas, que foram representadas enquanto contramodelos educativos. Por fim, foi elaborado um paradidático, destinado ao 1º ano do Ensino Médio, buscando articular a discussão sobre as mulheres medievais com a problemática das Relações de Gênero, devido ao seu caráter enriquecedor ao ensino de História.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectEducação femininapt_BR
dc.subjectGil Vicentept_BR
dc.subjectParadidáticopt_BR
dc.titleModelos e contramodelos educativos femininos no teatro de Gil Vicente: potencialidades da literatura na discussão de gênero no ensino de história medievalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

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