Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1369
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corrêa, Lindalva dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2022-08-01T16:44:33Z | - |
dc.date.available | 2022-08-01T16:44:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-22 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 37:351.71(812.1) | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1369 | - |
dc.description | 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual do Maranhão,Sâo Luís, 2021. Orientador: Prof. Dr Fábio Henrique Monteiro Silva. ( Acompanha documento adicional). | pt_BR |
dc.description.abstract | Desenvolver trabalhos que abrange a temática memória, requer uma interação e um significado pra os envolvidos, no campo do Ensino de história, tem-se uma abertura para trabalhar e sugerir a Educação Patrimonial, como uma possibilidade metodológica para o ensino, metodologias como esta, são fundamentais para a construção da identidade social do individuo por possibilitar a percepção dele como sujeito e agente da História ao identificar as relações de diferentes espaços. É importante conhecer suas próprias raízes, para que sejam fortalecidos elos entre o indivíduo e o seu legado, o que reside no fato de que quanto maior o conhecimento de si mesmo e de seu passado (individual e de grupo) maior é o sentimento de pertença do homem ao seu meio e, consequentemente, mais forte é a sua personalidade. “ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ: memória e educação patrimonial” tem por finalidade apresentar a relevância do Engenho Central enquanto lugar de memória localizado no município de Pindaré-Mirim e o seu processo de patrimonialização para o ensino da educação patrimonial. Caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de campo, com observação da cultura material representada na arquitetura do Engenho Central. Norteou-se ainda em torno de reflexões levantadas ao longo do período de observação e manifestações local em prol à revitalização do Engenho. A base teórica está organizada em abordagens pautadas na memória coletiva, ensino de história e educação patrimonial com ênfase nos desafios e perspectivas, também, da Educação Patrimonial e conceitos básicos norteadores para sua prática. Além da dissertação, como resultado desta pesquisa e em fase pioneira, foi confeccionado, um produto educacional com o objetivo central de propor orientações a professores do Ensino Fundamental, nível II, de modo a estimular estudantes a ampliarem de maneira favorável a percepção de Patrimônio Cultural, tendo como objeto de investigação o Conjunto arquitetônico e Cultural-Engenho Central de Pindaré, na perspectiva da Educação Patrimonial como uma possibilidade metodológica para o Ensino de História e um diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, entendido também instrumento propício a ser explorado na construção do conhecimento histórico e disseminação da historiografia maranhense. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Engenho Central de Pindaré | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
dc.title | Engenho Central de Pindaré: memória e educação patrimonial | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LINDALVA DOS SANTOS CORREA.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
PRODUTO EDUCACIONAL FINAL 26-08-2021_organized.pdf | 8.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.