Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1368
Título: A Cartografia Crítica no ensino de história: uma perspectiva pedagógica para a sala de aula – utilizando mapas da Guerra contra o Paraguai (1864- 1870) nos livros didáticos
Título(s) alternativo(s): Critical Cartography in history teaching: a pedagogical perspective for the classroom – using maps from the War against Paraguay (1864-1870) in textbooks
Autor(es): Passos, Leosan Sampaio
Data do documento: 2021-07-29
Editor: UEMA
Resumo: Esta dissertação-produto aborda o ensino de História a partir da perspectiva da Cartografia Crítica, mapografia pensada como texto visual passível de leitura e que, portanto, carrega em si um discurso. Assim, compreende os mapas para além das informações espaciais, extraindo deles informações políticas, sociais e econômicas. Para tanto, toma como fio condutor a Guerra contra o Paraguai (1864-1870), com especial atenção à região de Mato Grosso, em diálogo com as questões que orientam o ensino de História e o debate historiográfico sobre o tema, aproximando-os. Por fim, apresenta um produto pedagógico como resultado da análise empreendida, em forma de roteiro de leitura de mapas históricos sobre a Guerra contra o Paraguai.
Palavras-chave: História
Historiografia
Cartografia
Livros Didáticos
History Teaching
Historiography
Cartography
Textbooks
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO - Leosan Passos_1 PDF-A.pdf1.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.