Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1368
Título: | A Cartografia Crítica no ensino de história: uma perspectiva pedagógica para a sala de aula – utilizando mapas da Guerra contra o Paraguai (1864- 1870) nos livros didáticos |
Título(s) alternativo(s): | Critical Cartography in history teaching: a pedagogical perspective for the classroom – using maps from the War against Paraguay (1864-1870) in textbooks |
Autor(es): | Passos, Leosan Sampaio |
Data do documento: | 2021-07-29 |
Editor: | UEMA |
Resumo: | Esta dissertação-produto aborda o ensino de História a partir da perspectiva da Cartografia Crítica, mapografia pensada como texto visual passível de leitura e que, portanto, carrega em si um discurso. Assim, compreende os mapas para além das informações espaciais, extraindo deles informações políticas, sociais e econômicas. Para tanto, toma como fio condutor a Guerra contra o Paraguai (1864-1870), com especial atenção à região de Mato Grosso, em diálogo com as questões que orientam o ensino de História e o debate historiográfico sobre o tema, aproximando-os. Por fim, apresenta um produto pedagógico como resultado da análise empreendida, em forma de roteiro de leitura de mapas históricos sobre a Guerra contra o Paraguai. |
Palavras-chave: | História Historiografia Cartografia Livros Didáticos History Teaching Historiography Cartography Textbooks |
Aparece nas coleções: | Mestrado em História - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO - Leosan Passos_1 PDF-A.pdf | 1.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.