Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1361
Título: Da base nacional comum curricular ao documento curricular do território maranhense: Contextualizações e Aproximações
Autor(es): Neves, Francisca Jandira Machado
Data do documento: 2020-12-10
Editor: UEMA
Resumo: Este estudo, concentra-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo para Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação, com apoio de outras instituições, especificamente Conselho Nacional de Secretários de Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O objetivo geral da investigação foi analisar nas orientações da BNCC quais são seus desdobramentos no Documento Curricular do Território Maranhense, desencadeando a elaboração de um E-book para os professores do ciclo de alfabetização, com ênfase no componente curricular de Língua Portuguesa. Para avançar nesta análise, foi necessário que o enfoque da pesquisa fosse direcionado ao currículo e a construção do conceito de base nacional no contexto das políticas educacionais numa perspectiva crítica, considerando a política oficial educacional e o regime de colaboração; dando ênfase a estrutura da BNCC centrada em competências e suas intencionalidades e implicações para formação de professores. A metodologia da pesquisa tem por base o método dialético com estudos qualitativos, com levantamento de dados bibliográficos e documentais, com pesquisa em autores com teorizações sobre o currículo e formação de professores, coletando dados por meio de documentos oficiais do Ministério da Educação que regulamentam e organizam a educação brasileira. Como referencial teórico-metodológico na área de currículo, foram utilizadas as contribuições de Sacristán, Llavador, Santomé, Arroyo, Apple, Moreira e Tadeu, Lopes e Macedo entre outros. Na área de formação de professores, os fundamentos para as discussões foram Imbernón, Lüdke, André, Tardif, entre outros. Apresenta como resultado a necessidade de reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar alinhado com a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular do Território Maranhense. Conclui-se que com a análise dos dados, em consonância com os referenciais teóricos utilizados, foi possível perceber que é visível, a submissão da formação de professores e a elaboração dos currículos às exigências da Base Nacional Comum Curricular, na justificativa e urgência de atualização dos currículos da Educação Básica à luz deste documento normativo.
Palavras-chave: Base Nacional Comum Curricular
Políticas educacionais
Currículo nacional
Documento curricular do território maranhense
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Jandira - Versão Final com ajustes pós-defesa - 27.01.2021 (1)-mesclado.pdf2.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.