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dc.contributor.authorNeves, Francisca Jandira Machado-
dc.date.accessioned2022-07-06T16:48:56Z-
dc.date.available2022-07-06T16:48:56Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.otherCDU: D 37.016(81)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1361-
dc.description200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2020. Orientadora: Profa. Dra. Sandra Regina Rodrigues dos Santos. (Acompanha documento adicional).pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, concentra-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo para Educação Básica, uma iniciativa do Ministério da Educação, com apoio de outras instituições, especificamente Conselho Nacional de Secretários de Educação e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação. O objetivo geral da investigação foi analisar nas orientações da BNCC quais são seus desdobramentos no Documento Curricular do Território Maranhense, desencadeando a elaboração de um E-book para os professores do ciclo de alfabetização, com ênfase no componente curricular de Língua Portuguesa. Para avançar nesta análise, foi necessário que o enfoque da pesquisa fosse direcionado ao currículo e a construção do conceito de base nacional no contexto das políticas educacionais numa perspectiva crítica, considerando a política oficial educacional e o regime de colaboração; dando ênfase a estrutura da BNCC centrada em competências e suas intencionalidades e implicações para formação de professores. A metodologia da pesquisa tem por base o método dialético com estudos qualitativos, com levantamento de dados bibliográficos e documentais, com pesquisa em autores com teorizações sobre o currículo e formação de professores, coletando dados por meio de documentos oficiais do Ministério da Educação que regulamentam e organizam a educação brasileira. Como referencial teórico-metodológico na área de currículo, foram utilizadas as contribuições de Sacristán, Llavador, Santomé, Arroyo, Apple, Moreira e Tadeu, Lopes e Macedo entre outros. Na área de formação de professores, os fundamentos para as discussões foram Imbernón, Lüdke, André, Tardif, entre outros. Apresenta como resultado a necessidade de reformulação do Projeto Político Pedagógico escolar alinhado com a Base Nacional Comum Curricular e o Documento Curricular do Território Maranhense. Conclui-se que com a análise dos dados, em consonância com os referenciais teóricos utilizados, foi possível perceber que é visível, a submissão da formação de professores e a elaboração dos currículos às exigências da Base Nacional Comum Curricular, na justificativa e urgência de atualização dos currículos da Educação Básica à luz deste documento normativo.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectPolíticas educacionaispt_BR
dc.subjectCurrículo nacionalpt_BR
dc.subjectDocumento curricular do território maranhensept_BR
dc.titleDa base nacional comum curricular ao documento curricular do território maranhense: Contextualizações e Aproximaçõespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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