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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1353
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Amorim, Jonas Magno Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-23T18:33:27Z | - |
dc.date.available | 2022-06-23T18:33:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-09-28 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 821.134.2(83).09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1353 | - |
dc.description | 105 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual do Maranhão, 2021. Orientadora: Profa. Dra. Maria Iranilde Almeida Costa Pinheiro. | pt_BR |
dc.description.abstract | Putas Assassinas é um livro de contos do escritor Roberto Bolaño, no qual conhecemos narrativas curtas em que figuram andarilhos, velhos, prostitutas, poetas, e outros tipos que se confundem com os sujeitos que o autor conheceu enquanto era um exilado político do Chile de 1973. Na obra, Bolaño opta por caminhos narrativos que vão ao encontro do relato que mistura realidade e sonho, fantasia e absurdo, fragilidade e violência, tudo isso inserido em uma paisagem de horror situada no que parece ser um prenúncio de desastre e tragédia. Assim, considerando a estrutura da obra escolhida, evidenciamos nossa opção pelo conto O Olho Silva, narrativa que abre o livro e na qual conhecemos Maurício Silva, jovem fotógrafo chileno exilado de seu país, e as suas jornadas ao redor do mundo, especialmente uma incursão ao submundo indiano onde encontra meninos que são emasculados em um ritual local. Nesse lugar o Olho precisará confrontar a violência que sempre tentou escapar, mas que parecia persegui-lo onde quer que fosse. Sendo esta violência uma constante na trajetória do protagonista, seus efeitos deixarão marcas, causarão impactos nos personagens, na narrativa e na forma como ela será contada. Neste sentido, como objetivo principal, tentaremos compreender como o conto O Olho Silva articula a narrabilidade e a vivência da violência. Desse modo, nosso trabalho se configura da seguinte maneira: inicialmente, estudaremos conceitos teóricos necessários sobre o contemporâneo, o realismo e o fenômeno da violência e sua representação; em seguida, analisaremos ‘a verdadeira violência’ que paira sobre o relato do Olho; posteriormente, nos dedicaremos a analisar os aspectos narrativos do conto e seu papel na construção do texto; por fim, focaremos na construção do sujeito Olho Silva, sua personalidade e sua singularidade. Para tanto, privilegiaremos abordagens teóricas voltadas à representação, à escrita realista e às narrativas de violências, nesse sentido, como principais suportes teóricos utilizaremos os trabalhos de Avelar, Adorno, Benjamin, Agamben, Ginzburg, Schøllhammer, Dalcastagnè e outros, como um esforço crítico para compreender os mecanismos textuais da escrita bolañiana, no intuito de não só falar do horror da violência, mas de evitar que o horror seja esquecido, e mais do que isso, para que ele não se repita. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Ficção contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Construção narrativa | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.title | O relato do (in)dizível: desvendando a construção narrativa de O olho Silva, de Roberto Bolaño | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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