Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1348
Título: Análise da obra “A arte de produzir efeito sem causa”, de Lourenço Mutarelli, sob a perspectiva da teoria do efeito estético
Autor(es): Santos, Marcos Antônio Fernandes dos
Data do documento: 2020-08-12
Editor: UEMA
Resumo: A presente pesquisa trata sobre a obra A arte de produzir efeito sem causa, de Lourenço Mutarelli, buscando discutir a relação entre o conteúdo literário e a recepção por parte do leitor, de forma a ampliar a compreensão dos efeitos estéticos promovidos através de sua leitura. Enquanto literatura contemporânea, a multiplicidade de diálogos que o livro promove vai ao encontra da experiência sensível vivenciada no cotidiano urbano e representa a crise do sujeito e suas relações com o outro e com o mundo, em um texto construído com amplas possibilidades de atribuição de sentidos e expectativas, que nos ajuda também a compreender a estética do contemporâneo. Por outro lado, e de forma complementar, também foi abordado o fazer literário do escritor. O objetivo da pesquisa é analisar como acontece o efeito estético a partir do exercício de leitura da obra e quais os mecanismos envolvidos na produção do efeito. Para a reflexão teórica foram utilizados autores como Perrone-Moisés (2016), Schøllhammer (2009), Agamben (2009), Ingarden (1979), Iser (1996; 1999) e Eco (2001; 2008). A abordagem metodológica baseia-se em revisão bibliográfica. A leitura do romance demonstrou que o medo e a angústia são sentimentos que revelam o efeito estético provocado, que é decorrente especialmente da forma como a linguagem se manifesta e da perspectiva do narrador, marcada pela proximidade que ele mantém com os fatos. O texto manifesta a presença de muitos vazios, de maneira que seu sentido repousa muito mais no não-dito. O não preenchimento de todos os vazios textuais não compromete a interpretação realizada do texto.
Palavras-chave: Romance
Literatura contemporânea
Mutarelli
Recepção
Efeito estético
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO MARCOS (VERSAO OFICIAL COM FICHA)_1 - PDF-A.pdf1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.