Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoqueiro, Leonardo Furtado-
dc.date.accessioned2022-06-09T19:51:18Z-
dc.date.available2022-06-09T19:51:18Z-
dc.date.issued2021-08-28-
dc.identifier.otherCDU: D 51: [37.018.43:004]-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1301-
dc.description102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021. Orientadora: Profa. Dra. Lélia de Oliveira Cruzpt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias de informação e comunicação digital tiveram avanços significativos nos últimos anos, o surgimento de uma internet mais rápida, os computadores modernos e os celulares de última geração descentralizaram o acesso à informação, desafiando a comunidade escolar a incluir essas tecnologias no ensino, agregando valor e conhecimento para o processo ensino-aprendizagem. Com isso, o professor foi desafiado a inovar e trabalhar com essas ferramentas em sala de aula, introduzir recursos audiovisuais como vídeos, plataformas digitais, gamificação e outros. Faz-se necessário que o professor esteja disposto a diversificar as aulas de matemática, tornando-a um ambiente mais atraente e desafiador. O propósito deste trabalho era identificar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, por meio da plataforma Khan Academy, podem ser inseridas nas salas de aula, contribuindo principalmente para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, elaboramos o objetivo para investigar como a plataforma pode agilizar o espaço da sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo possibilidades para os professores ministrarem os conteúdos de forma inovadora e para os alunos aprenderem no seu próprio ritmo, construindo conhecimento, por meio de gamificação e vídeos. Para tanto, o trabalho utilizou como metodologia a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, levando em consideração as questões investigadas na pesquisa desenvolvida com 16 alunos do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar Tiradentes VI, na cidade de São José de São José de Ribamar – MA. Com o estudo, verificamos que a utilização da plataforma Khan Academy nas aulas de matemática, desde que feita de maneira correta, com planejamento e estudos adequados, torna-se benéfica ao processo ensino-aprendizagem em matemática, levando o aluno interessar-se pela disciplina, tornando-o sujeito ativo nesse processo, sendo, portanto, autor de seus próprios conhecimentospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectTecnologia Digitalpt_BR
dc.subjectEnsino - Aprendizagempt_BR
dc.subjectPlataforma Khan Academypt_BR
dc.subjectMatemática-
dc.subjectDigital Technology-
dc.subjectTeaching - Learning-
dc.subjectKhan Academy Platform-
dc.subjectMathematics-
dc.titleO uso da plataforma khan academy como facilitador no processo de ensino-aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe use of the khan academy platform as a facilitator in the teaching-learning process of mathematics-
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_LEONARDO COQUEIRO_1PDF-A.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.