Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Coqueiro, Leonardo Furtado | - |
dc.date.accessioned | 2022-06-09T19:51:18Z | - |
dc.date.available | 2022-06-09T19:51:18Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-28 | - |
dc.identifier.other | CDU: D 51: [37.018.43:004] | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1301 | - |
dc.description | 102 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional), Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2021. Orientadora: Profa. Dra. Lélia de Oliveira Cruz | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias de informação e comunicação digital tiveram avanços significativos nos últimos anos, o surgimento de uma internet mais rápida, os computadores modernos e os celulares de última geração descentralizaram o acesso à informação, desafiando a comunidade escolar a incluir essas tecnologias no ensino, agregando valor e conhecimento para o processo ensino-aprendizagem. Com isso, o professor foi desafiado a inovar e trabalhar com essas ferramentas em sala de aula, introduzir recursos audiovisuais como vídeos, plataformas digitais, gamificação e outros. Faz-se necessário que o professor esteja disposto a diversificar as aulas de matemática, tornando-a um ambiente mais atraente e desafiador. O propósito deste trabalho era identificar como as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, por meio da plataforma Khan Academy, podem ser inseridas nas salas de aula, contribuindo principalmente para a aprendizagem dos alunos. Neste sentido, elaboramos o objetivo para investigar como a plataforma pode agilizar o espaço da sala de aula e o processo de ensino-aprendizagem, oferecendo possibilidades para os professores ministrarem os conteúdos de forma inovadora e para os alunos aprenderem no seu próprio ritmo, construindo conhecimento, por meio de gamificação e vídeos. Para tanto, o trabalho utilizou como metodologia a pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e quantitativa, levando em consideração as questões investigadas na pesquisa desenvolvida com 16 alunos do 9º ano do ensino fundamental, do Colégio Militar Tiradentes VI, na cidade de São José de São José de Ribamar – MA. Com o estudo, verificamos que a utilização da plataforma Khan Academy nas aulas de matemática, desde que feita de maneira correta, com planejamento e estudos adequados, torna-se benéfica ao processo ensino-aprendizagem em matemática, levando o aluno interessar-se pela disciplina, tornando-o sujeito ativo nesse processo, sendo, portanto, autor de seus próprios conhecimentos | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | UEMA | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Digital | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Khan Academy | pt_BR |
dc.subject | Matemática | - |
dc.subject | Digital Technology | - |
dc.subject | Teaching - Learning | - |
dc.subject | Khan Academy Platform | - |
dc.subject | Mathematics | - |
dc.title | O uso da plataforma khan academy como facilitador no processo de ensino-aprendizagem da matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | The use of the khan academy platform as a facilitator in the teaching-learning process of mathematics | - |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT - CECEN - Dissertações |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO_LEONARDO COQUEIRO_1PDF-A.pdf | 2.46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.