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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1271
Título: | Os Tenetehara e seus rituais: um estudo etnográfico na terra indígena Pindaré |
Autor(es): | Silva, Elson Gomes da |
Orientador: | Gaioso, Arydimar Vasconcelos |
Membro da Banca: | Farias Júnior, Emmanuel de Almeida |
Membro da Banca: | Oliveira, Adalberto Luiz Rizzo de |
Data do documento: | 2018 |
Editor: | Universidade Estadual do Maranhão |
Resumo: | O presente trabalho traz o debate sobre os conflitos territoriais e os rituais de passagem (Festas de iniciação) na Terra Indígena Pindaré, localizada no município de Bom Jardim – MA, situada a 260 km da capital São Luís e cortada pela BR 316. Esses conflitos acontecem entre grupos de antagonistas (fazendeiros) e comunidades vizinhas de pescadores, caçadores, pequenos agricultores, criadores de gado, que moram em povoados que fazem limites ao território e os Tenetehara. Desse modo, a pesquisa que se segue tem como objetivo mapear as principais Festas que acontecem na Terra Indígena Pindaré, correlacionando essas práticas com o território dos Tenetehara. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram utilizadas entrevistas com agentes sociais, entrevistas destacadas de jornais locais e históricos sobre os conflitos e sobre a prática das Festas desses agentes. Os Tenetehara passaram por um processo de colonização e, com a chegada da coroa portuguesa, tiveram um contato com os jesuítas que vieram com o intuito de catequisar os chamados “nativos”, como uma forma de torná-los “civilizados”. No entanto, o principal objetivo era transformá-los em mão de obra para a coroa. A resistência dos Tenetehara durou por muitos anos, o contato ocorreu, o processo de evangelização chegou até eles, e com isso as lutas se intensificaram pelo território gerando um “Processo de Territorialização” (Oliveira, 2016). Porém, a luta dos Tenetehara pelo território, não se resume a uma luta por apenas uma dimensão geográfica, mas tem uma relação cultural e étnica que, segundo Almeida (2008, p.118), “tem uma expressão identitária traduzida por extensões territoriais de pertencimento”. Para os Tenetehara, a luta pelo território é uma luta pela vida, por isso, para essa etnia, não tem como pensar o território, sem pensar em suas práticas culturais e em sua identidade, pois tudo está relacionado a este local. As Festas representam a passagem de “status” social de meninos e meninas que, a partir daquele momento, estarão entrando em um novo contexto dentro da sociedade dos Tenetehara, ocupando diversas funções sociais dentro de suas respectivas aldeias |
Resumo: | The present tese approach the territorial conflicts and rites of passage (iniciaty party) at Pindaré Indigenous Land. This indiegnous land is locted on county of Bom Jarim East of Marnhao states. Thereabout 260 Km of the capital São Luís being crossed by the highway 316. This conflicts happens among differents antagonist groups (fishimen, hunters, small farmes, smoller cows rise, and biger farmes that lives in village nearby the indigenous boundaries of the indigenous territory) and the Tenetehara. Thus, the following research aims to map the main festivals that take place in the Pindaré Indigenous Land, correlating these practices with the territory of the Tenetehara. In addition, for the development of the research, interviews with social agents, interviews of local and historical newspapers about the conflicts and about the practices of their parties were used. Moreover, The Tenetehara went through a process of colonization, with the arrival of the Portuguese crown, the Tenetehara had a contact with the Jesuits who came with the intuition of catequisa the so-called "natives", as a way to make them "civilized", but that the main objective was to turn them into labor for the crown. Futhremore, the Teneteha resistance was lasted for many years, the contact occurred, the proces of evangelization reached them, and with that the struggles intensified throughout the territory generating a “Processo de Territorialização” as addrees Oliveira (2016). The Tenetehar struggle for the territory, is not limited to a struggle for only a geographical dimension, but has a cultural and ethnic relation that, Almeida (2008, p.118 ) approach that this struggle for territory “tem uma expressão identitária traduzida por extensões territoriais de pertencimento”. Finally, for the tenetehara the struggle for territory is a struggle for life, you can not think of it without thinking about its cultural practices, its identity, everything is related to this place. Likewise, the tirual represent the change in the social status of boys and girls, who from that moment on will be entering a new context within the society of the Tenetehara, occupying diverse social functions within their respective village . |
Palavras-chave: | Território Indígena Pindaré Conflitos territoriais indígenas Festa de Iniciação Povo indígena Tenetehara Tenetehara - rituais indígenas Estudo etnográfico Etnografia Terra Indígena Pindaré - Maranhão Bom Jardim - MA - terra indígena Pindaré Pindaré Indigenous Territory - Brazil Indigenous territorial conflicts Tenetehara indigenous people Tenetehara - indigenous rituals Ethnographic study Ethnography Pindaré Indigenous Land - Maranhão Bom Jardim - MA - Pindaré indigenous land |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Cartografia Social e Política da Amazônia - CCSA - Dissertações |
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DISSERTAÇÃO - ELSON GOMES DA SILVA - PPGCSPA CCSA UEMA 2018.pdf | PDF A | 2.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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