Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1259
Título: A questão do desenvolvimento industrial na área Itaqui – Bacanga: as formas de enfrentamento da Comunidade do Cajueiro frente à perspectiva de instalação de um porto privado, a partir de 2014
Autor(es): Arcangeli, Saulo Costa
Data do documento: 2018
Editor: UEMA
Resumo: Esta dissertação apresenta uma reflexão e análise sobre a ação de projetos desenvolvimentistas como parte de uma política de desenvolvimento industrial que impacta as comunidades localizadas na área Itaqui-Bacanga, no município de São Luís/MA. E, de modo particular, a Comunidade do Cajueiro, comunidade rural centenária que vive basicamente do extrativismo, da agricultura e da criação de pequenos animais e que vivencia, desde 2014, uma disputa socioterritorial e um grande enfrentamento por parte dos seus trabalhadores contra a instalação de um porto privado na região pelas empresa WPR São Luís Gestão de Portos e Terminais e a chinesa China Communications Construction Company(CCCC). Destaca também as várias formas de intervenção estatal que busca, em aliança com o capital, garantir a instalação do porto privado. Aborda as várias táticas de enfrentamento que a comunidade, em aliança com movimentos sociais, tem utilizado para evitar a concretização da instalação do porto privado. Analisa ainda as tendências atuais de mudança no modo de vida da comunidade diante da perspectiva de instalação do porto e a luta pela criação da Reserva Extrativista de Tauá-Mirim na região, uma das reivindicações vista como fundamental para garantir a regularização do uso e controle do território, seu modo de vida e a própria reprodução social das comunidades.
Palavras-chave: Desenvolvimento
Disputa Socioterritorial
Enfrentamento/Resistência
Porto Privado
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertaçãoSauloArcangelifimout2018-1.pdf7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.