Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1226
Título: | A ludicidade na alfabetização: o lúdico como recurso metodológico estratégico para o processo de aprendizagem |
Autor(es): | Marques, Maria Alice da Conceição |
Data do documento: | 2019 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo analisar a utilização do lúdico como recurso metodológico estratégico para o trabalho pedagógico na alfabetização, contando com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, em que a bibliográfica foi constituída por pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se a pesquisa de campo em duas escolas distintas, contando ao todo com duas professoras licenciadas em Pedagogia e quarenta e três alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo uso de questionário aberto com as docentes e roteiro de observação das aulas ministradas. O estudo permite-nos mencionar sobre a importância das atividades lúdicas como um recurso metodológico durante o processo alfabético das crianças, visando alcançar uma aprendizagem significativa. Para melhor compreender a temática descrita, pautou-se em alguns teóricos que referenciam a área, tais como Rosa (2011), Mariano (2017), Rau (2011), Kishimoto (2018), Cória-Sabini (2012) dentre outros que fundamentam a pesquisa com suas contribuições. Em suma, acredita-se que este estudo possibilitou um grande debate acerca da relevância do lúdico para fomentar a prática do professor alfabetizador, dinamizando sua aula e dando ao aluno um leque de possibilidades para sua aprendizagem. |
Palavras-chave: | Lúdico Alfabetização Atividades lúdicas Aprendizagem significativa |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Alice Fundamentação TCC 19.pdf | 1.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.