Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMarques, Maria Alice da Conceição-
dc.date.accessioned2020-03-13T20:21:34Z-
dc.date.available2020-03-13T20:21:34Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1226-
dc.description59 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues.pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo teve como objetivo analisar a utilização do lúdico como recurso metodológico estratégico para o trabalho pedagógico na alfabetização, contando com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, em que a bibliográfica foi constituída por pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Realizou-se a pesquisa de campo em duas escolas distintas, contando ao todo com duas professoras licenciadas em Pedagogia e quarenta e três alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, fazendo uso de questionário aberto com as docentes e roteiro de observação das aulas ministradas. O estudo permite-nos mencionar sobre a importância das atividades lúdicas como um recurso metodológico durante o processo alfabético das crianças, visando alcançar uma aprendizagem significativa. Para melhor compreender a temática descrita, pautou-se em alguns teóricos que referenciam a área, tais como Rosa (2011), Mariano (2017), Rau (2011), Kishimoto (2018), Cória-Sabini (2012) dentre outros que fundamentam a pesquisa com suas contribuições. Em suma, acredita-se que este estudo possibilitou um grande debate acerca da relevância do lúdico para fomentar a prática do professor alfabetizador, dinamizando sua aula e dando ao aluno um leque de possibilidades para sua aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.titleA ludicidade na alfabetização: o lúdico como recurso metodológico estratégico para o processo de aprendizagempt_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 37.091.33-027.22:796-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alice Fundamentação TCC 19.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.