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Título: A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem de conhecimentos matemáticos na Educação Infantil: um estudo de caso em uma escola municipal de São Luís - MA
Autor(es): Araujo, Celcira Medeiros
Palavras-chave: Ludicidade
Metodologia
Aprendizagem matemática
Data do documento: 2019
Resumo: Esta monografia se constitui de uma análise que busca investigar a ludicidade como metodologia de ensino. Partiu-se do entendimento que ele permitirá uma aprendizagem mais prazerosa, concreta e, consequentemente e mais significativa quando bem usada. Apresenta a ludicidade, quando inserida no âmbito escolar, pode proporcionar com que a criança se manifeste com mais naturalidade. Nesse sentido, pensou-se que com a adoção da metodologia lúdica, a criança desenvolverá sua autonomia, além de ter uma aprendizagem mais exitosa, o que nem sempre acontece com outras atividades educativas. O uso dessa metodologia de ensino, na prática, faz com que a criança aprenda brincando. O problema de pesquisa é: quando os professores utilizam a metodologia de ensino da ludicidade, na Educação Infantil, possibilita às crianças construir e ampliar os conhecimentos matemáticos? O objetivo geral da pesquisa é analisar se o uso da ludicidade favorece a aprendizagem das crianças na Educação Infantil. Os objetivos específicos são: saber o que é o método da ludicidade; conhecer a ludicidade nos referenciais curriculares nacionais da Educação Infantil, para o ensino dos conhecimentos de matemática; identificar atividades lúdicas que facilitem a aquisição de conhecimentos de matemática na Educação Infantil. A metodologia da pesquisa se constituiu com abordagem qualitativa e de cunho exploratório e descritivo. Fez-se uso do estudo de caso no Infantil II, na escola Municipal UEB J.R, localizada no Bairro da Cidade Olímpicas, na cidade de São Luís/MA, que se iniciou com um levantamento bibliográfico e de artigos publicados internet. Os resultados desta pesquisa demonstram que há na prática das professoras a presença da metodologia lúdica, mas é possível perceber, que as mesmas não se sentem seguras o suficiente, para considerar o melhor uso da metodologia no ensino de matemática às crianças da Educação Infantil.
Descrição: 74 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Nadja Fonseca da Silva.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1225
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