Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1220
Título: A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: jogos e brincadeiras
Autor(es): Alexandre, Adrianne Carvalho
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho trata-se de uma pesquisa, sobre a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscouse conhecer a pratica pedagógica por meio do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais, localizadas no município de São Luís. Para alcançar este objetivo, foi realizado inicialmente a pesquisa bibliográfica, com o referencial teórico de alguns autores, como Piaget (1989), Vygotsky (2000), Kishimoto (1994), Almeida (2013) e Santos (2012), que abordam a importância da ludicidade, e como esta, pode ser utilizada como um método pedagógico para facilitar a aprendizagem dos alunos, visto que, com a ludicidade os alunos aprendem de forma prazerosa e sentem-se motivados, assim, será mais fácil para eles compreenderem o conteúdo. Desta forma, os estudos destes teóricos serviram de base para fundamentar a presente pesquisa. Após essa etapa, foi realizado uma pesquisa de campo nas escolas pesquisadas no período de abril e maio de 2019. Em que, foi verificado através da aplicação de questionário composto por perguntas abertas e fechadas direcionado a oito professoras, e com observações de algumas aulas, como a ludicidade tem sido abordada nessas escolas e como os professores utilizam as atividades lúdicas em suas aulas. Como resultado deste estudo, foi constatado que o lúdico é um elemento muito importante para facilitar aprendizagem das crianças.
Palavras-chave: Lúdico
Aprendizagem
Ensino
Criança
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia ADRIANNE CARVALHO ALEXANDRE.pdf781.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.