Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1220
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alexandre, Adrianne Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T22:14:14Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T22:14:14Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1220 | - |
dc.description | 52 f.Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019.Orientadora: Profa. Ma. Antônia Márcia Sousa Torres. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata-se de uma pesquisa, sobre a importância da ludicidade no processo de ensino- aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para isso, buscouse conhecer a pratica pedagógica por meio do lúdico no processo de ensino-aprendizagem de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de duas escolas municipais, localizadas no município de São Luís. Para alcançar este objetivo, foi realizado inicialmente a pesquisa bibliográfica, com o referencial teórico de alguns autores, como Piaget (1989), Vygotsky (2000), Kishimoto (1994), Almeida (2013) e Santos (2012), que abordam a importância da ludicidade, e como esta, pode ser utilizada como um método pedagógico para facilitar a aprendizagem dos alunos, visto que, com a ludicidade os alunos aprendem de forma prazerosa e sentem-se motivados, assim, será mais fácil para eles compreenderem o conteúdo. Desta forma, os estudos destes teóricos serviram de base para fundamentar a presente pesquisa. Após essa etapa, foi realizado uma pesquisa de campo nas escolas pesquisadas no período de abril e maio de 2019. Em que, foi verificado através da aplicação de questionário composto por perguntas abertas e fechadas direcionado a oito professoras, e com observações de algumas aulas, como a ludicidade tem sido abordada nessas escolas e como os professores utilizam as atividades lúdicas em suas aulas. Como resultado deste estudo, foi constatado que o lúdico é um elemento muito importante para facilitar aprendizagem das crianças. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.title | A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 37.091.33-027.22:796 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Monografia ADRIANNE CARVALHO ALEXANDRE.pdf | 781.33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.