Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1215
Título: Plataformas gamificadas na educação: uma forma lúdica de incentivo à leitura e instrumento para a personalização do ensino em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental
Autor(es): Acácio, Melissa Ramos
Data do documento: 2019
Resumo: O uso de jogos sempre possuiu papel importante na educação. Com a ascensão da tecnologia digital e os fortes investimentos na produção e criação de dispositivos e softwares, surgiram as plataformas digitais de aprendizagem que, baseadas no conceito de jogo, impulsionaram a gamificação no contexto escolar. Nesse sentido, este estudo analisou as contribuições da plataforma digital Guten News no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa teve orientação metodológica de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de documentos institucionais, entrevistas, questionários e da observação. Utilizou-se como sujeitos da pesquisa uma professora, uma coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa e alunos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada. Entre os resultados, constatou-se o uso da Guten News para abordagem de textos da esfera jornalística adequados ao público infanto-juvenil e, também, a interdisciplinaridade e a possibilidade de relatórios para o acompanhamento do desenvolvimento leitor dos alunos. Apresentou-se, como conclusões, que a plataforma pesquisada contribui para o processo de aprendizagem quando auxilia o professor no incentivo à leitura, oferecendo atividades gamificadas que estimulam a ludicidade, a luriosidade, o acesso à informação adequada, ao mesmo tempo em que também contribui para o processo de ensino, servindo de instrumento de avaliação processual e diagnóstica, proporcionando intervenções pedagógicas pontuais e a personalização do ensino.
Palavras-chave: Plataformas digitais de aprendizagem
Guten News
Gamificação
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MELISSA RAMOS ACÁCIO.pdf889.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.