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dc.contributor.authorAcácio, Melissa Ramos-
dc.date.accessioned2020-03-06T22:02:12Z-
dc.date.available2020-03-06T22:02:12Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1215-
dc.description67 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Dra. Sannya Fernanda Nunes Rodrigues.pt_BR
dc.description.abstractO uso de jogos sempre possuiu papel importante na educação. Com a ascensão da tecnologia digital e os fortes investimentos na produção e criação de dispositivos e softwares, surgiram as plataformas digitais de aprendizagem que, baseadas no conceito de jogo, impulsionaram a gamificação no contexto escolar. Nesse sentido, este estudo analisou as contribuições da plataforma digital Guten News no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. A presente pesquisa teve orientação metodológica de natureza qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de documentos institucionais, entrevistas, questionários e da observação. Utilizou-se como sujeitos da pesquisa uma professora, uma coordenadora pedagógica de Língua Portuguesa e alunos de uma turma do 4º ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede privada. Entre os resultados, constatou-se o uso da Guten News para abordagem de textos da esfera jornalística adequados ao público infanto-juvenil e, também, a interdisciplinaridade e a possibilidade de relatórios para o acompanhamento do desenvolvimento leitor dos alunos. Apresentou-se, como conclusões, que a plataforma pesquisada contribui para o processo de aprendizagem quando auxilia o professor no incentivo à leitura, oferecendo atividades gamificadas que estimulam a ludicidade, a luriosidade, o acesso à informação adequada, ao mesmo tempo em que também contribui para o processo de ensino, servindo de instrumento de avaliação processual e diagnóstica, proporcionando intervenções pedagógicas pontuais e a personalização do ensino.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPlataformas digitais de aprendizagempt_BR
dc.subjectGuten Newspt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titlePlataformas gamificadas na educação: uma forma lúdica de incentivo à leitura e instrumento para a personalização do ensino em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 373.3:004.775-
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