Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1213
Título: O brincar no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das práticas educativas em uma instituição do município de São Luís - MA
Autor(es): Nascimento, Denise Assis
Palavras-chave: Brincar
Ensino Fundamental
Práticas educativas
Data do documento: 2019
Resumo: A brincadeira e a ludicidade estão diretamente ligados ao universo infantil, essas práticas são de grande importância para o desenvolvimento físico, cognitivo e sociointeracional das crianças, pois exercitam as potencialidades, o funcionamento do pensamento, a aquisição de conhecimento sem estresse e sem medo, o desenvolvimento da sociabilidade, cultivando a sensibilidade, o desenvolver intelectual, social e emocional. Este estudo, portanto, visa compreender a importância de inserir o brincar e a atividade lúdica no primeiro ano do ensino fundamental, bem como analisar a forma como essas práticas têm sido encaradas pelos profissionais de educação em uma escola da rede municipal de São Luís/MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas, analisando o que os documentos legais e estudiosos tratam sobre o tema abordado. Para coleta de dados, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo por meio de entrevistas semiestruturas e questionário aplicado com as professoras do primeiro ano. A partir dos resultados obtidos, entende-se que a brincadeira e a ludicidade são presentes na escola, mesmo que timidamente, seja por falta de recursos, seja por falta de preparo dos professores ou a sobrecarga de conteúdos que acabam deixando os professores presos aos livros e cadernos, deixando de lado as práticas lúdicas. Dentro da pesquisa também se observou a satisfação dos alunos com o horário do intervalo, pois eles se sentem mais livres, ou seja, crianças de verdade. Diante dos fatos observados na pesquisa, podemos observar que o brincar e o lúdico são e devem servir ainda mais como aliados do professor no processo de ensino e aprendizagem das crianças, uma vez que elas se concentram e se sentem estimuladas a participarem de atividades atrativas, que as fazem descobrir o mundo e aprender conteúdos de forma alegre e divertida.
Descrição: 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Esp. Wedson Jonas Barros Silva.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1213
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE PEDAGOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
denise TCC definitivo.pdf643.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.