Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Denise Assis | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T22:40:01Z | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T22:42:08Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T22:40:01Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T22:42:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1213 | - |
dc.description | 63 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Esp. Wedson Jonas Barros Silva. | pt_BR |
dc.description.abstract | A brincadeira e a ludicidade estão diretamente ligados ao universo infantil, essas práticas são de grande importância para o desenvolvimento físico, cognitivo e sociointeracional das crianças, pois exercitam as potencialidades, o funcionamento do pensamento, a aquisição de conhecimento sem estresse e sem medo, o desenvolvimento da sociabilidade, cultivando a sensibilidade, o desenvolver intelectual, social e emocional. Este estudo, portanto, visa compreender a importância de inserir o brincar e a atividade lúdica no primeiro ano do ensino fundamental, bem como analisar a forma como essas práticas têm sido encaradas pelos profissionais de educação em uma escola da rede municipal de São Luís/MA. Para o desenvolvimento desta pesquisa, inicialmente foram realizadas pesquisas bibliográficas, analisando o que os documentos legais e estudiosos tratam sobre o tema abordado. Para coleta de dados, optou-se por uma abordagem de cunho qualitativo por meio de entrevistas semiestruturas e questionário aplicado com as professoras do primeiro ano. A partir dos resultados obtidos, entende-se que a brincadeira e a ludicidade são presentes na escola, mesmo que timidamente, seja por falta de recursos, seja por falta de preparo dos professores ou a sobrecarga de conteúdos que acabam deixando os professores presos aos livros e cadernos, deixando de lado as práticas lúdicas. Dentro da pesquisa também se observou a satisfação dos alunos com o horário do intervalo, pois eles se sentem mais livres, ou seja, crianças de verdade. Diante dos fatos observados na pesquisa, podemos observar que o brincar e o lúdico são e devem servir ainda mais como aliados do professor no processo de ensino e aprendizagem das crianças, uma vez que elas se concentram e se sentem estimuladas a participarem de atividades atrativas, que as fazem descobrir o mundo e aprender conteúdos de forma alegre e divertida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Brincar | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.title | O brincar no primeiro ano do ensino fundamental: uma análise das práticas educativas em uma instituição do município de São Luís - MA | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 373.3:796(812.1) | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
denise TCC definitivo.pdf | 643.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.