Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1211
Título: Letramento, alfabetização e os métodos globais: impressões dos saberes e práticas docentes e suas implicações na aprendizagem da leitura e escrita de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Lima, Danielle Saraiva Ferreira
Data do documento: 2019
Resumo: O presente trabalho monográfico consiste em analisar os fatores que contribuem para a efetividade do Letramento, Alfabetização e os Métodos Globais nos processos da Alfabetização que contemplam saberes e práticas docentes e suas implicações na aprendizagem da leitura e da escrita em algumas escolas de São Luís. Desse modo, buscou-se pesquisas em vários documentos oficiais da Educação brasileira, para o estudo sobre o percurso histórico da Alfabetização e os Métodos, sobre a Concepção de Letramento e Alfabetização, bem como os estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita. Buscou-se como base teóricas os autores Magda Soares (1985; 2003;2004;2006; 2012;); Tfouni (1994;1995); Ferreiro, Mortatti(2000); Kleiman (2005,2007); Piaget (1970; 1996; 1974), dentre outros. A pesquisa realizada obteve abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento para colher os dados: questionário, observação da prática pedagógica das professoras e diálogos com as professoras regentes das turmas do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. Estas pesquisas de campo foram realizadas em escolas da Rede Pública Municipal de São Luís-MA. Os resultados da pesquisas demonstraram dúvidas quanto a utilização dos métodos, dificuldades em diferenciar métodos sintéticos dos analíticos, vagas impressões dos saberes e práticas docentes para a aprendizagem da leitura e escrita das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, embora saibam da importância e necessidades de suas aplicabilidades no processo de alfabetização das crianças.Diante do exposto, alfabetização é um direito de aprendizagem, garantido pelas leis vigentes a toda criança, em especial; bem como um processo de construção psicossocial que deve ser mais bem estudado e compreendido pelos professores alfabetizadores. Com isso, ressalta-se que não é só técnicas e metodologias e sim uma construção de conhecimento mediado pelo professor (a) e feita pelo aluno.
Palavras-chave: Alfabetização
Letramento
Métodos globais
Práticas docentes
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIELLE SARAIVA FERREIRA 2019.pdf676.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.