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dc.contributor.authorLima, Danielle Saraiva Ferreira-
dc.date.accessioned2020-03-05T21:39:28Z-
dc.date.available2020-03-05T21:39:28Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1211-
dc.description83 f.Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019.Orientadora: Profa. Ma. Terezinha de Jesus Amaral da Silva.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho monográfico consiste em analisar os fatores que contribuem para a efetividade do Letramento, Alfabetização e os Métodos Globais nos processos da Alfabetização que contemplam saberes e práticas docentes e suas implicações na aprendizagem da leitura e da escrita em algumas escolas de São Luís. Desse modo, buscou-se pesquisas em vários documentos oficiais da Educação brasileira, para o estudo sobre o percurso histórico da Alfabetização e os Métodos, sobre a Concepção de Letramento e Alfabetização, bem como os estudos sobre a Psicogênese da Língua Escrita. Buscou-se como base teóricas os autores Magda Soares (1985; 2003;2004;2006; 2012;); Tfouni (1994;1995); Ferreiro, Mortatti(2000); Kleiman (2005,2007); Piaget (1970; 1996; 1974), dentre outros. A pesquisa realizada obteve abordagem qualitativa, utilizando-se como instrumento para colher os dados: questionário, observação da prática pedagógica das professoras e diálogos com as professoras regentes das turmas do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental. Estas pesquisas de campo foram realizadas em escolas da Rede Pública Municipal de São Luís-MA. Os resultados da pesquisas demonstraram dúvidas quanto a utilização dos métodos, dificuldades em diferenciar métodos sintéticos dos analíticos, vagas impressões dos saberes e práticas docentes para a aprendizagem da leitura e escrita das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, embora saibam da importância e necessidades de suas aplicabilidades no processo de alfabetização das crianças.Diante do exposto, alfabetização é um direito de aprendizagem, garantido pelas leis vigentes a toda criança, em especial; bem como um processo de construção psicossocial que deve ser mais bem estudado e compreendido pelos professores alfabetizadores. Com isso, ressalta-se que não é só técnicas e metodologias e sim uma construção de conhecimento mediado pelo professor (a) e feita pelo aluno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectMétodos globaispt_BR
dc.subjectPráticas docentespt_BR
dc.titleLetramento, alfabetização e os métodos globais: impressões dos saberes e práticas docentes e suas implicações na aprendizagem da leitura e escrita de crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 37.016:003-028.31-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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