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Título: Práticas educativas na educação de jovens e adultos: o método Paulo Freire em questão
Autor(es): Pires, Ana Cristina Frazão
Data do documento: 2019
Resumo: Este trabalho teve como temática a Modalidade de Ensino da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando as práticas de educadores referentes à sua compreensão e a sua prática indicativa ao método do educador e percussor Paulo Freire. Com este trabalho, pode-se analisar, de uma forma breve e introdutória, algumas práticas educativas, relatadas por educadores, tendo como base as contribuições do método Paulo Freire na educação de adultos, no processo de alfabetização, destes alunos, que, por alguma razão, não tiveram acesso à escola na idade correta. Esta pesquisa foi realizada com levantamento bibliográfico que deu suporte para as análises aqui planificadas. Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos não é uma modalidade de ensino nova. A sua história no Brasil é marcada por conflitos políticos, jogos de interesses e descasos. No entanto, algumas leituras preliminares recomendadas pela orientadora fez-se despertar à busca de novos estudos referentes as diferentes épocas para entendermos melhor a atualidade desse campo. Sobre esses estudos, constata-se importantes contribuições. Todavia, pode-se afirmar que nenhuma influência foi tão significativa quanto o legado deixado por Paulo Freire, que foi responsável direto pela revolução na história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em muitos países por todo o mundo. Portanto, enfatizamos sobre este importante legado, num confronto metodológico sobre as práticas docentes, em que pode-se constatar distanciamentos e dificuldades, aproximações e incompreensões a respeito de seu método.
Palavras-chave: Alfabetização
Professores
Método
Freire
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

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