Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPires, Ana Cristina Frazão-
dc.date.accessioned2020-03-05T20:55:20Z-
dc.date.available2020-03-05T20:55:20Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1208-
dc.description68 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientadora: Profa. Ma. Terezinha de Jesus Amaral da Silva.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como temática a Modalidade de Ensino da Educação de Jovens e Adultos, enfatizando as práticas de educadores referentes à sua compreensão e a sua prática indicativa ao método do educador e percussor Paulo Freire. Com este trabalho, pode-se analisar, de uma forma breve e introdutória, algumas práticas educativas, relatadas por educadores, tendo como base as contribuições do método Paulo Freire na educação de adultos, no processo de alfabetização, destes alunos, que, por alguma razão, não tiveram acesso à escola na idade correta. Esta pesquisa foi realizada com levantamento bibliográfico que deu suporte para as análises aqui planificadas. Sabe-se que a Educação de Jovens e Adultos não é uma modalidade de ensino nova. A sua história no Brasil é marcada por conflitos políticos, jogos de interesses e descasos. No entanto, algumas leituras preliminares recomendadas pela orientadora fez-se despertar à busca de novos estudos referentes as diferentes épocas para entendermos melhor a atualidade desse campo. Sobre esses estudos, constata-se importantes contribuições. Todavia, pode-se afirmar que nenhuma influência foi tão significativa quanto o legado deixado por Paulo Freire, que foi responsável direto pela revolução na história da Educação de Jovens e Adultos no Brasil e em muitos países por todo o mundo. Portanto, enfatizamos sobre este importante legado, num confronto metodológico sobre as práticas docentes, em que pode-se constatar distanciamentos e dificuldades, aproximações e incompreensões a respeito de seu método.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subjectFreirept_BR
dc.titlePráticas educativas na educação de jovens e adultos: o método Paulo Freire em questãopt_BR
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 374.091.33-
Aparece nas coleções:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CECEN - UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA DEFINITIVA.pdf694.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.