Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1202
Título: Proposta de um plano de manutenção para pontes rolantes com base nos conceitos da manutenção centrada na confiabilidade
Autor(es): Silva, Julia Gabriela Pereira da
Palavras-chave: Confiabilidade
Manutenção
Pontes rolantes
Disponibilidade
Plano de manutenção
Data do documento: 11-Dez-2018
Resumo: A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC) é uma metodologia aplicada aos itens físicos críticos de um sistema, e seu principal objetivo é fazer com que as funções dos equipamentos sejam mantidas dentro do contexto operacional. Este trabalho consiste na elaboração de um plano de manutenção com base nos conceitos da Manutenção Centrada na Confiabilidade, tendo como principal justificativa a redução de intervenções nos sistemas produtivos, aumentando assim sua disponibilidade para produção, e suas etapas foram divididas em: (i) revisão bibliográfica sobre os tipos de manutenção e, enfatizando a MCC; (ii) identificação dos sistemas e funções de uma ponte rolante; (iii) realização da FMECA, avaliando a criticidade das falhas e identificando as mais significantes que afetam a segurança, a disponibilidade ou custo de operação do equipamento; (iv) elaboração do plano de manutenção baseado na análise dos modos de falha de cada componente de uma ponte rolante, selecionando as atividades adequadas para cada falha. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, o trabalho consiste em um estudo de caso, pois consiste no estudo detalhado dos modos de falhas de uma ponte rolante O resultado do trabalho é um plano de manutenção elaborado através dos conceitos da MCC.  
Descrição: 87 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Me. Moisés dos Santos Rocha.  
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1202
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA MECÂNICA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.