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dc.contributor.authorSilva, Raphael Marcos Moraes da-
dc.date.accessioned2020-02-28T21:34:15Z-
dc.date.available2020-02-28T21:34:15Z-
dc.date.issued2018-12-21-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1198-
dc.description74 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Dr. Fernando Lima de Oliveira.pt_BR
dc.description.abstractUm perfil aerodinâmico corresponde ao componente fundamental de voo de uma aeronave, possibilitando a geração da força de sustentação necessária para mantê-la no ar. Contudo, atrelado ao fenômeno da sustentação, existe naturalmente também a formação de forças de arrasto, que diminuem a eficiência aerodinâmica da aeronave. O projeto de perfis aerodinâmicos leva em conta o comportamento aerodinâmico destes e seu rendimento, considerando os requisitos de missão da aeronave, buscando compensar resultados conflitantes, de modo que esta busca se torna exaustiva e pouco proveitosa se realizada manualmente ou via métodos de tentativa e erro. Neste contexto, este trabalho objetiva desenvolver uma ferramenta de otimização baseada na alteração da geometria de perfis existentes e otimização das curvas de coeficientes de sustentação e arrasto em relação ao ângulo de ataque do perfil, com facilidade de uso, maior rapidez e melhor eficácia dos resultados. Neste caso, foram desenvolvidas e aplicadas técnicas de otimização na busca de perfis aerodinâmicos para diversas aplicações aeronáuticas, de modo a facilitar as pesquisas neste campo e também aumentar a competitividade na indústria e em outros setores. Também foram comparados os resultados de otimização para os perfis Selig 1223 e Salvador, ambos de alta sustentação, presentes na base de dados da Equipe Zeus Aerodesign, representante da UEMA nas competições SAE Brasil Aerodesign, com melhores desempenhos obtidos para o perfil Salvador.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAerodinâmicapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectPerfilpt_BR
dc.subjectAerodynamics-
dc.subjectAirfoil-
dc.subjectOptimization-
dc.titleEstudo e otimização de perfis aerodinâmicos de alta sustentação para asas de aeronaves não-tripuladas via interface MATLAB – XFOIL – MODEFRONTIERpt_BR
dc.title.alternativeStudy and optimization of high-lift aerodynamic profiles for unmanned aircraft wings via MATLAB – XFOIL – MODEFRONTIER interface-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 533.6:004.4-
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

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