Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1193
Título: Substituição das caixas d’água do forno de grelha móvel por caixas secas na usina de pelotização da Vale em São Luís
Autor(es): Luz, Marcus Vinícius Gonçalves da
Palavras-chave: Pelotização
Forno de grelha móvel
Caixas d’água
Caixas secas
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Este trabalho visa a análise da substituição das caixas d’água de um Forno de Grelha Móvel da usina de Pelotização da Vale em São Luís do Maranhão por caixas secas. O forno é o principal responsável pela queima das pelotas da planta, processo essencial que garante que as pelotas tenham resistência mecânica suficiente para que elas possam suportar todo o processo de deslocamento ao longo das fases do processo e principalmente pelos impactos sofridos durante seu transporte nos transportadores por correia. Para resfriamento das vigas e componentes do forno de grelha móvel eram utilizadas caixas, por dentro destas caixas passava água corrente em grande volume, cerca de 1000 m³ diariamente, esta água trocava calor com a caixa e por conseguinte a caixa resfriava as estruturas do forno. Com o intuito de eliminar o consumo de água, facilidade e praticidade em manutenções, as caixas foram substituídas por caixas secas, com material refratário para proteger as estruturas, extinguindo-se assim o consumo de água, melhorando a segurança da área e facilitando todo e qualquer trabalho de manutenção que fosse destinado ao forno.
Descrição: 70 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Me. Flávio Nunes Pereira.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1193
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCUS VINÍCIUS GONÇALVES DA LUZ - 1312103 (1).pdf3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.