Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1192
Título: Projeto experimental para a produção de energia elétrica a partir de fontes oceânicas: ondas e correntes marinhas
Autor(es): Ferreira, Wallace Soeiro
Palavras-chave: Energia renovável
Energia oceânica
Bancada experimental
Projeto
Construção
Data do documento: 13-Dez-2018
Resumo: A demanda por energia elétrica aumenta exponencialmente devido ao crescimento populacional e tecnológico, o que tem levado o setor energético a estudar meios para produzir energia elétrica partindo de fontes renováveis, as quais não proporcionam desequilíbrio ambiental. Mares e oceanos são fontes de energia inesgotáveis, suficientes para suprir a necessidade de todos os continentes. Neste trabalho fez-se o aprimoramento de uma bancada experimental de um modelo de conversão de energia cinética e potencial contidas respectivamente, nas correntes oceânicas e ondas, de maneira integrada, com o intuito de fazer com que a produção de energia elétrica a partir das águas dos oceanos e mares seja maximizada. Os resultados experimentais mostraram que houveram melhorias na construção, na realização dos testes, no desempenho do conjunto e no rendimento dos geradores de energia quando comparados com resultados anteriores, indicando viabilidade de instalação desse dispositivo na costa brasileira.  
Descrição: 78 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Dr. Fernando Lima de Oliveira.  
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1192
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE ENGENHARIA MECÂNICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-Wallace_Soeiro_Ferreira-Definitivo.pdf2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.