Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1190
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Jorge Augusto Silva-
dc.date.accessioned2020-02-21T21:20:40Z-
dc.date.available2020-02-21T21:20:40Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1190-
dc.description77 f. Monografia (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Dr. Kaio Henrique Ferreira Nogueira de Nogueira.pt_BR
dc.description.abstractO sistema de frenagem BDW (Brake Disk Waiping), é um dispositivo que auxilia no aumento da segurança veicular operando em dias chuvosos, no entanto, esse acessório é instalado apenas em veículos de alto custo. A finalidade do BDW é aproximar as pastilhas de freio ao disco sem que haja atrito, fazendo com que a superfície do disco de freio fique limpa e seca retirando qualquer impureza que esteja acumulada devido a água da chuva. Este trabalho propõe validar o emprego do sistema de freio BDW em veículo popular de baixo custo e avaliar a eficiência do freio visando o aumento da segurança. Através de testes práticos diretos com freadas bruscas para determinar a distância de parada com e sem o BDW em pista molhada, plana e com os pneus novos. O veículo de testes foi um VW GOL TREND 1.0 com a revisão da manutenção, este foi posto em duas etapas de testes a 60 km/h, sendo que no primeiro realizou-se três freadas bruscas sem o BDW e segundo, também com três freadas bruscas utilizando o BDW. O método utilizado determinou a distância e o tempo de parada de cada teste. Nestas condições de operação o sistema de frenagem BDW adaptado para veículo popular através dos testes realizados, pode-se afirmar que atuação com o BDW em relação ao sem, houve uma redução bem expressiva e com isso uma eficiência do sistema de freio proposto.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBDWpt_BR
dc.subjectSistema de freiopt_BR
dc.subjectDiscos de freiopt_BR
dc.subjectBrake system-
dc.subjectBrake discs-
dc.titleEstudo de caso: a eficiência do sistema de freio BDW para veículos popularespt_BR
dc.title.alternativeCase study: the efficiency of the BDW brake system for popular vehicles-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 62-592-
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JORGE FERREIRA_1PDF-A.pdf2.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.