Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1177
Título: Análise comparativa das características mecânicas e estruturais do aço AISI 304 por meio dos processos de soldagem manual GTAW e SMAW
Autor(es): Tavares, William Cunha Rezende Medeiros
Data do documento: 2019-06-27
Resumo: Os avanços tecnológicos e as preocupações econômicas para a redução de custos contribuíram para que a soldagem se tornasse uma ferramenta de grande importância no processo de fabricação e produção. Como o mercado de trabalho nos dias de hoje se encontra cada vez mais exigente em relação à versatilidade, qualidade e baixo custo, houve a necessidade de investir mais em processos que possuem essas características. Dos principais e mais comuns tipos de soldagem que existem, temos a soldagem GTAW, também conhecida como TIG e a SMAW, popularmente conhecida como eletrodo revestido. Este trabalho foi concebido através da análise, e comparação dos dados, dos ensaios mecânicos de tração, dobramento, dureza e metalografia, em corpos de prova preparados através dos processos de soldagem GTAW e SMAW manuais. O material utilizado foi o aço inoxidável AISI 304, que é um material com grandes possibilidades de aplicações em peças de máquinas, equipamentos mecânicos, construção civil, indústria alimentícia/hospitalar e arquitetura. Após os resultados dos ensaios e das análises, verificou-se que nas condições empíricas, o que ocorre na maioria das empresas de pequeno e médio porte, que atendem o mercado de nossa região, o processo de soldagem GTAW não apresentou os resultados esperados. O processo de soldagem SMAW, nas devidas condições apresentadas, mostrou-se o mais indicado.
Palavras-chave: Soldagem
Aços inoxidáveis
GTAW
SMAW
Propriedades mecânicas
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-William_Cunha_Tavares - Capa Dura DEFINITIVO 2019.pdf2.93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.