Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1135
Título: Estudo de caso no comissionamento da montagem dos equipamentos eletromecânicos do sistema de amarração dos navios no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira
Autor(es): Pacheco, Ianára Braga Pimentel
Data do documento: 2019-12-04
Resumo: A construção e montagem de obras ou equipamentos compreendem uma série de etapas que visam à entrega do projeto dentro do prazo, dentre elas uma pouco conhecida, porém de fundamental importância para a finalização dos projetos, o comissionamento. O processo de comissionamento compreende desde a etapa de planejamento da execução do projeto, implantação do projeto, onde são revistos os trabalhos de engenharia preliminares, lista de equipamentos, fluxograma, layouts, desenvolvimento do projeto básico e se estende até os testes de performance do equipamento. O processo de comissionamento envolve uma sequência lógica de atividades e testes, registros e certificações aplicados de forma integrada e dinâmica a uma instalação industrial, visando torná-la operacional dentro dos requisitos de segurança, desempenho, confiabilidade e rastreabilidade de informações, no prazo previsto. A atracação de um navio é uma atividade de alta complexidade, pois exige uma série de equipamentos operacionais e programação rigorosa devido à amplitude da maré, pois atrasos na operação acarretam em multas. Para que o navio possa atracar com segurança é preciso certificar que os equipamentos estão em condições de operar e sem quaisquer falhas. Neste sentido o presente trabalho visa apresentar a aplicação prática do comissionamento na troca sistema de amarração do Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, discutindo sobre as principais etapas que envolvem o processo, completação mecânica, pré-comissionamento, teste sem carga e teste com carga, além de mostrar as vantagens que essa etapa traz para o processo.  
Palavras-chave: Comissionamento
Sistema de amarração
Navio
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Engenharia Mecânica - CCT UEMA - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IANÁRA BRAGA PIMENTEL PACHECO.pdf2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.