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Título: Evasão escolar sob a perspectiva sociológica: um estudo de caso no C. E. Paulo Freire
Título(s) alternativo(s): School dropout from a sociological perspective: a case study at C. E. Paulo Freire
Autor(es): Aguiar, Weslhya Patricia Costa
Data do documento: 2017
Resumo: Neste trabalho a evasão escolar foi analisada sob uma perspectiva sociológica, com intuito de caracterizar um estudo de caso das condições específicas da evasão no C.E Paulo Freire. A escola faz parte da rede pública estadual de ensino e está localizada no bairro Turu, em São Luís-MA. A motivação pela temática foi construída a partir do estágio supervisionado de licenciatura da disciplina de Sociologia durante o segundo semestre letivo de 2016, onde foi observado um alto índice de aluno/as com faltas e desmotivados/as com os estudos. Com base na Teoria da Reprodução, dos autores Pierre Bourdieu (1930-2002) e Jean Claude Passeron (1930), o trabalho considerou como a reprodução da cultura das classes dominantes no processo de escolarização, influencia diretamente na evasão escolar, pois, o capital cultural das classes populares é baixo em relação ao que a cultura escolar legitima. Este fato contribuiu para possíveis fracassos na escola. Por meio da revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, e aplicação de questionários, conclui-se que a evasão na escola está relacionada ao baixo capital econômico dos/as discentes, que desistem dos estudos para trabalhar e não conseguem conciliar às duas atividades. A reflexão sociológica visa descontruir estigmas como “não querem nada com a vida”, “não gostam de estudar” e conceitos do senso comum a respeito da evasão e fracasso escolar.
Palavras-chave: Capital cultural
Evasão escolar
Reprodução
Cultural capital
Truancy
Reproduction
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

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