Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Weslhya Patricia Costa-
dc.date.accessioned2020-01-24T22:31:36Z-
dc.date.available2020-01-24T22:31:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/1089-
dc.description76 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Me. José Antônio Ribeiro Carvalho.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho a evasão escolar foi analisada sob uma perspectiva sociológica, com intuito de caracterizar um estudo de caso das condições específicas da evasão no C.E Paulo Freire. A escola faz parte da rede pública estadual de ensino e está localizada no bairro Turu, em São Luís-MA. A motivação pela temática foi construída a partir do estágio supervisionado de licenciatura da disciplina de Sociologia durante o segundo semestre letivo de 2016, onde foi observado um alto índice de aluno/as com faltas e desmotivados/as com os estudos. Com base na Teoria da Reprodução, dos autores Pierre Bourdieu (1930-2002) e Jean Claude Passeron (1930), o trabalho considerou como a reprodução da cultura das classes dominantes no processo de escolarização, influencia diretamente na evasão escolar, pois, o capital cultural das classes populares é baixo em relação ao que a cultura escolar legitima. Este fato contribuiu para possíveis fracassos na escola. Por meio da revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, e aplicação de questionários, conclui-se que a evasão na escola está relacionada ao baixo capital econômico dos/as discentes, que desistem dos estudos para trabalhar e não conseguem conciliar às duas atividades. A reflexão sociológica visa descontruir estigmas como “não querem nada com a vida”, “não gostam de estudar” e conceitos do senso comum a respeito da evasão e fracasso escolar.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCapital culturalpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectReproduçãopt_BR
dc.subjectCultural capital-
dc.subjectTruancy-
dc.subjectReproduction-
dc.titleEvasão escolar sob a perspectiva sociológica: um estudo de caso no C. E. Paulo Freirept_BR
dc.title.alternativeSchool dropout from a sociological perspective: a case study at C. E. Paulo Freire-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 37.091.212.8(812.1)-
Aparece nas coleções:Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIA TCC_PDF-A.pdf638.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.