Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1089
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Aguiar, Weslhya Patricia Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-24T22:31:36Z | - |
dc.date.available | 2020-01-24T22:31:36Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1089 | - |
dc.description | 76 f. Monografia (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Me. José Antônio Ribeiro Carvalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho a evasão escolar foi analisada sob uma perspectiva sociológica, com intuito de caracterizar um estudo de caso das condições específicas da evasão no C.E Paulo Freire. A escola faz parte da rede pública estadual de ensino e está localizada no bairro Turu, em São Luís-MA. A motivação pela temática foi construída a partir do estágio supervisionado de licenciatura da disciplina de Sociologia durante o segundo semestre letivo de 2016, onde foi observado um alto índice de aluno/as com faltas e desmotivados/as com os estudos. Com base na Teoria da Reprodução, dos autores Pierre Bourdieu (1930-2002) e Jean Claude Passeron (1930), o trabalho considerou como a reprodução da cultura das classes dominantes no processo de escolarização, influencia diretamente na evasão escolar, pois, o capital cultural das classes populares é baixo em relação ao que a cultura escolar legitima. Este fato contribuiu para possíveis fracassos na escola. Por meio da revisão bibliográfica sobre o objeto de estudo, e aplicação de questionários, conclui-se que a evasão na escola está relacionada ao baixo capital econômico dos/as discentes, que desistem dos estudos para trabalhar e não conseguem conciliar às duas atividades. A reflexão sociológica visa descontruir estigmas como “não querem nada com a vida”, “não gostam de estudar” e conceitos do senso comum a respeito da evasão e fracasso escolar. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Reprodução | pt_BR |
dc.subject | Cultural capital | - |
dc.subject | Truancy | - |
dc.subject | Reproduction | - |
dc.title | Evasão escolar sob a perspectiva sociológica: um estudo de caso no C. E. Paulo Freire | pt_BR |
dc.title.alternative | School dropout from a sociological perspective: a case study at C. E. Paulo Freire | - |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 37.091.212.8(812.1) | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Ciências Sociais Bacharelado - CCSA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRÍCIA TCC_PDF-A.pdf | 638.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.