Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1072
Título: Verificação da presença de Listeria monocytogenes e Vibrio parahaemolyticus em amostras de pescada amarela (Cynoscion acoupa) comercializadas em São Luís – MA
Autor(es): Castro, Isadora Fontenelle Carneiro de
Data do documento: 2017
Resumo: O aumento no consumo de pescados devido a mudanças nas dietas alimentares, fez com que a pescada amarela (Cynoscion acoupa), se tornasse uma das espécies mais consumidas no Maranhão. Apesar dos benefícios nutricionais, traz consigo riscos a saúde pública, quando contaminada por agentes patogênicos a seres humanos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a presença de Listeria monocytogenes e Vibrio parahaemolyticus em filés de pescada amarela (C. acoupa) vendidos nas feiras e supermercados de São Luís (MA). Foram coletadas 30 amostras de pescada amarela e o processamento dessas amostras foi feito no Laboratório de Microbiologia de Alimentos e água do curso de Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Maranhão. As análises microbiológicas foram realizadas segundo o Manual de Métodos de Análise Microbiológica de Alimentos. Constatou-se a ausência de V. parahaemolyticus e ausência de L. monocytogenes em 100% das amostras. Pode-se concluir, assim, que os resultados são satisfatórios, concordando com os parâmetros da RDC nº 12, de 2001, do Ministério da Saúde, e que, apesar das amostras não apresentarem os patógenos, faz-se necessária a criação de parâmetros para essas bactérias, como forma de prevenção dos riscos à saúde pública.
Palavras-chave: Cynoscion acoupa
Listeria sp.
Vibrio sp.
Pescado
Saúde pública
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - Isadora Fontenelle Carneiro de Castro.pdf897.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.