Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1065
Título: Boas práticas de fabricação e análises físico-químicas e microbiológicas de água natural em uma indústria de água natural no município de São José de Ribamar - MA
Autor(es): Lima, Larissa Fernanda Soares
Data do documento: 2017
Resumo: Um significativo consumo de água envasada em nosso país vem aumentado consideravelmente a cada ano, motivados principalmente pelo aumento populacional, escassez de recursos hídricos de origem potável e por estas apresentarem ser fontes seguras ao consumo, associadas a um estilo de vida saudável. Sendo assim o presente trabalho teve por objetivo avaliar as condições de boas práticas de fabricação de uma indústria de água natural no município de São José de Ribamar – MA, por meio da resolução, RDC nº 173, de 13 de setembro de 2006 que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de água Mineral Natural e de água Natural além da Lista de Verificação das Boas Práticas para Industrialização e Comercialização de água Mineral Natural e de água Natural. Foram feitas análises físico-químicas e microbiológica por meio do teste rápido Colilert®, para pesquisa de coliformes totais e E. coli. A indústria de água natural avaliada, foi classificada como sendo de baixo risco, ou seja, por atender a 100% dos itens referentes ao POP, assim como por atender entre 76 a 100% aos demais itens considerados na avaliação do checklist. Quanto as análises físico-químicas e microbiológica, apresentaram-se dentro da normalidade indo de acordo com os parâmetros estabelecidos pela legislação brasileira vigente.
Palavras-chave: Boas práticas de fabricação
Água natural
Análise microbiológica
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA OFICIAL.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.