Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1057
Título: Dinâmica hormonal e taxa de embriões in vitro de fêmeas bovinas previamente tratadas com somatotropina recombinante bovina (rbST)
Autor(es): Costa Júnior, Sérgio Henrique
Palavras-chave: Hormônios
PIV
rbST
Data do documento: 2017
Resumo: O uso da rbST antes do início das sessões de punção folicular pode ser um valioso recurso para aumentar o número e a qualidade dos oócitos coletados in vivo e dos embriões produzidos in vitro. Avaliar o efeito do pré-tratamento da somatotropina recombinante bovina (rbST) sobre produção in vitro de embriões e na dinâmica hormonal da progesterona, estradiol, hormônio do crescimento e IGF-1 de fêmeas bovinas. Doze animais foram divididos em três grupos experimentais: controle (n = 4), 250mg (n = 4) e 500mg (n = 4) de rbST A Ovum Pick-Up (OPU) foi realizada em intervalos de 7 dias. Os complexos cumulus-oócito (CCOs) foram classificados sob lupa estereomicroscópica. As amostras de sangue (plasma) ocorreram 60 dias antes da primeira aspiração, em intervalos de 12 dias, com as coletas realizadas nos mesmos dias das aplicações de rbST. O período de maturação in vitro (MIV) foi de 24h. Posteriormente, os CCOs e os espermatozoides foram incubados por 22h. Após a fecundação in vitro (FIV), o desenvolvimento dos blastocistos foi avaliado aos sete dias após o início da FIV (D0). As dosagens hormonais foram efetuadas utilizando kits comerciais de acordo com as recomendações do fabricante. Os dados para as variáveis foram submetidos ao teste de normalidade, à análise de variância (ANOVA) ou ao teste não - paramétrico de Wilcoxon para comparação de médias, na probabilidade de 5%. As concentrações plasmáticas hormonais foram submetidas ao Teste de normalidade Cramer-von Mises e para comparação de média foi Student-Newman-Keuls (SNK) 5% de probabilidade. Dados qualitativos foram comparados pelo teste do Qui-quadrado, para p<0,05. As análises foram executadas utilizando o programa Statistical Analysis System (SAS Institute Inc, 2015). O pré- tratamento da somatotropina recombinante bovina (rbST) nas fêmeas bovinas da raça Girolando não influenciou na taxa de desenvolvimento embrionário na produção in vitro, assim como não surtiu efeito sobre a dinâmica hormonal de fêmeas bovinas nas concentrações plasmáticas de progesterona, estradiol e IGF-1 quando entre os grupos tratados com 250 mg e 500 mg e o grupo não tratado, não havendo também variância significativa entre os dias de aplicação e OPUs.
Descrição: 50 f. Monografia (Graduação em Medicina Veterinária) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2017. Orientador: Prof. Dr. Felipe de Jesus Moraes Júnior.
URI: http://repositorio.uema.br/handle/123456789/1057
Aparece nas coleções:MONOGRAFIAS DE MEDICINA VETERINÁRIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SÉRGIO.pdf973.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.