Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://localhost:8080/jspui/handle/123456789/1037
Título: Alimentos comercializados por ambulantes da praça Deodoro e da feira da Cidade Operária: uma questão de segurança dos alimentos
Autor(es): Fonseca, Walkyria Conceição
Data do documento: 2017-06-21
Resumo: Os alimentos comercializados por ambulantes compreendem-se em alimentos e bebidas prontas para o consumo, produzidos e/ou vendidos nas vias públicas, para terem o consumo imediato ou posterior. Com o objetivo de avaliar a forma de comercialização de alimentos por ambulantes na Praça Deodoro e da Feira da Cidade Operária foram aplicados questionários com questões relacionadas ao perfil dos vendedores e dos consumidores e questões sobre segurança dos alimentos. Os dados foram tabulados no programa Microsoft Office Excel 2010 e interpretados por meio da estatística descritiva. Foi utilizado checklist para analisar as condições higienicossanitárias da comercialização de alimentos. Em relação aos perfis, houve predominância do sexo feminino entre os vendedores e os consumidores, com menos de 30 anos de idade e com ensino médio completo. E nas questões referentes à segurança dos alimentos constatou-se que os vendedores e consumidores apresentam nível de conhecimento regular sobre segurança dos alimentos. As condições higienicossanitárias da feira da Cidade Operária e da Praça Deodoro apresentaram maiores percentuais de não conformidades, por não estarem de acordo com a resolução RDC n° 216/2004 da ANVISA. Diante disso, fica evidenciada a necessidade de programas de capacitações para os ambulantes e intensificação na fiscalização do comércio ambulante de alimentos e para os consumidores educação em saúde sobre higiene alimentar.
Palavras-chave: Vendedores ambulantes
Consumidores
Segurança alimentar
Condições higienicossanitárias
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WALKYRIA CONCEIÇÃO FONSECA- MONOGRAFIA 2017.pdf1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.