Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1030
Título: Uso de Técnica Anestésica Intravenosa Total (TIVA) ou Anestesia Geral Inalatória para inseminação artificial por videolaparoscopia em ovinos
Autor(es): Ferreira, Nathiara Silmara da Silva
Data do documento: 2017
Resumo: O número de intervenções cirúrgicas realizadas na espécie ovina vem se tornando crescente, principalmente em animais de alto valor zootécnico. Leva-se em consideração também, o aumento da pressão da sociedade para o não utilização de cães em protocolos experimentais, tanto na cirurgia, quanto em anestesia, que fizeram dos pequenos ruminantes modelos experimentais mais adotados para alguns tipos de cirurgias, como: cirurgias torácicas, cardíacas e ortopédicas. A espécie ovina ainda conta com características favoráveis, como o seu tamanho adequado, que facilita o manuseio quando comparados a caninos e suínos, serem de fácil obtenção e por apresentarem respostas hemodinâmicas farmacológicas semelhantes ao homem, que os tornam ideais para o uso em cirurgia experimental. Logo, no presente estudo, objetivou-se comparar a anestesia intravenosa total (TIVA) com a anestesia geral inalatória como melhor técnica para realização de inseminação artificial por videolaparoscopia, visando avaliar as alterações eletrocardiográficas, variáveis qualitativas e os níveis de cortisol plasmático em 10 fêmeas ovinas da raça Santa Inês, previamente submetidas a jejum hídrico e sólido de 6 a 12 horas. Como medicação pré-anestésica, utilizouse xilazina (0,05 mg/ kg) por via de administração intramuscular, em seguida, induzidas com cetamina (2 mg/ kg) e midazolam (0,2 mg/kg) na mesma seringa por via venosa. Todos os animais submetidos ao experimento não apresentaram intercorrências graves. Os animais dos dois grupos avaliados não apresentaram resposta dolorosa durante o procedimento e no pósoperatório, apenas alguns casos de regurgitação e depressão respiratória. Em relação as variáveis eletrocardiográficas, foram observados bloqueios átrio ventriculares de 1º e 2º grau provocadas pela xilazina e mais frequentes no grupo TIVA. Assim, nas condições do presente estudo, os resultados dos dois grupos avaliados demonstram que ambos podem promover qualidade anestésica adequada para realização da inseminação artificial por videolaparoscopia.  
Palavras-chave: Anestesia
Ovinos
Inseminação artificial
Videolaparoscopia
Aparece nas coleções:Curso de Bacharelado em Medicina Veterinária - Monografias 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA NATHIARA (3).pdf1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.