Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/934
Title: Recrutamento nas redes sociais: uma análise sobre a adesão desta modalidade de recrutamento via Facebook e Instagram e suas implicações nas organizações especializadas em recursos humanos situadas em São Luís - MA
Authors: Pinheiro, Camila Maia
Keywords: Recrutamento
Redes sociais
Organizações
Candidatos
Recursos humanos
Issue Date: 2018
Abstract: <p>Com os efeitos da globalização na sociedade contemporânea, a tecnologia inseriu-se<br />no cotidiano do ser humano, o que ocasionou uma grande mudança cultural em todo<br />o mundo, o que proporcionou a democratização da comunicação. É neste contexto<br />que surge as redes sociais com o intuito de estruturar socialmente as pessoas e as<br />organizações que compartilham dos mesmos valores, pensamentos e objetivos em<br />comum. Diante desta realidade, as organizações enxergaram uma oportunidade em<br />interagir melhor com os indivíduos, reinventar os seus produtos e serviços e consolidar<br />no mercado. Para que atinja esta finalidade é de suma importância que as<br />organizações invistam em seu capital humano, sobretudo nos processos de<br />recrutamento e seleção. A utilização do recrutamento nas redes sociais representam<br />uma oportunidade em obter o maior alcance de candidatos. Deste modo, o presente<br />trabalho tem como objetivo analisar o processo de recrutamento realizado por<br />empresas especializadas em Recursos Humanos na cidade de São Luís (MA) a esta<br />nova modalidade de recrutamento, buscando reflexões de teóricos renomeados que<br />discutem temáticas relacionadas a área de Gestão de Pessoas, em especial Marras<br />(2011), Ivancevich (2008) e Chiavenato (2014). A metodologia aplicada na pesquisa<br />foi a quanti-qualitativa com a finalidade de contextualizar os dados quantitativos e<br />qualitativos considerando que não são elementos totalmente dissociados, além de<br />utilizar como procedimento metodológicos pesquisas bibliográficas correlatas,<br />elaboração e aplicação de questionários durante o período de 01 de novembro de<br />2018 a 15 de novembro de 2018 tendo como público alvo os profissionais de<br />recrutamento das organizações especializadas em Recursos Humanos, totalizando<br />uma amostra de 30 profissionais participantes. Nesse contexto, conceituamos o<br />recrutamento e a seleção de candidatos com ênfase no recrutamento nas redes<br />sociais, contextualizando para a realidade do campo de pesquisa, na cidade de São<br />Luís, capital do Maranhão. Os resultados demostraram que 76,7% das organizações<br />de São Luís utilizam as redes sociais para recrutar seus candidatos e tais resultados<br />representam a relevância de estudar as implicações deste tipo de recrutamento para<br />as organizações de São Luís.<br /> </p>
Description: <p>58. f<br />Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018.<br />Orientador: Prof. Me. Celso Antônio Lago Beckman.<br /> </p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/934
Appears in Collections:MONOGRAFIAS DE ADMINISTRAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC DEFINITIVO - CAMILA MAIA PINHEIRO.pdf1.85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.