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dc.contributor.authorPinheiro, Camila Maia-
dc.date.accessioned2019-12-12T19:40:50Z-
dc.date.available2019-12-12T19:40:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/934-
dc.description58. f Monografia (Graduação em Administração) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2018. Orientador: Prof. Me. Celso Antônio Lago Beckman.  pt_BR
dc.description.abstractCom os efeitos da globalização na sociedade contemporânea, a tecnologia inseriu-se no cotidiano do ser humano, o que ocasionou uma grande mudança cultural em todo o mundo, o que proporcionou a democratização da comunicação. É neste contexto que surge as redes sociais com o intuito de estruturar socialmente as pessoas e as organizações que compartilham dos mesmos valores, pensamentos e objetivos em comum. Diante desta realidade, as organizações enxergaram uma oportunidade em interagir melhor com os indivíduos, reinventar os seus produtos e serviços e consolidar no mercado. Para que atinja esta finalidade é de suma importância que as organizações invistam em seu capital humano, sobretudo nos processos de recrutamento e seleção. A utilização do recrutamento nas redes sociais representam uma oportunidade em obter o maior alcance de candidatos. Deste modo, o presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de recrutamento realizado por empresas especializadas em Recursos Humanos na cidade de São Luís (MA) a esta nova modalidade de recrutamento, buscando reflexões de teóricos renomeados que discutem temáticas relacionadas a área de Gestão de Pessoas, em especial Marras (2011), Ivancevich (2008) e Chiavenato (2014). A metodologia aplicada na pesquisa foi a quanti-qualitativa com a finalidade de contextualizar os dados quantitativos e qualitativos considerando que não são elementos totalmente dissociados, além de utilizar como procedimento metodológicos pesquisas bibliográficas correlatas, elaboração e aplicação de questionários durante o período de 01 de novembro de 2018 a 15 de novembro de 2018 tendo como público alvo os profissionais de recrutamento das organizações especializadas em Recursos Humanos, totalizando uma amostra de 30 profissionais participantes. Nesse contexto, conceituamos o recrutamento e a seleção de candidatos com ênfase no recrutamento nas redes sociais, contextualizando para a realidade do campo de pesquisa, na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Os resultados demostraram que 76,7% das organizações de São Luís utilizam as redes sociais para recrutar seus candidatos e tais resultados representam a relevância de estudar as implicações deste tipo de recrutamento para as organizações de São Luís.  pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRecrutamentopt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectOrganizaçõespt_BR
dc.subjectCandidatospt_BR
dc.subjectRecursos humanospt_BR
dc.subjectRecruitment-
dc.subjectSocial media-
dc.subjectOrganizations-
dc.subjectCandidates Human Resources-
dc.titleRecrutamento nas redes sociais: uma análise sobre a adesão desta modalidade de recrutamento via Facebook e Instagram e suas implicações nas organizações especializadas em recursos humanos situadas em São Luís - MApt_BR
dc.title.alternativeRecruitment on social networks: an analysis of the adherence to this type of recruitment via Facebook and Instagram and its implications for organizations specializing in human resources located in São Luís - MA-
dc.typemonographpt_BR
dc.identifier.cduM 658.3:005.953(812.1)-
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