Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/909
Título: A cultura de qualidade nas microempresas de serviços do segmento de consultoria de São Luís – MA
Título(s) alternativo(s): The culture of quality in the micro-companies of services in the consulting segment of São Luís - MA
Autor(es): Diniz, Laysa Sâmia Aquino
Data do documento: 2018
Resumo: A Gestão da Qualidade tornou-se atividade indispensável e recorrente nas organizações que desejam manter-se competitivas e sobreviventes no mercado que é cada vez mais exigente. Nas organizações de serviços esse desafio é ainda maior e evidencia uma necessidade de não só de gerenciar atividades para a manutenção do padrão de qualidade, mas a necessidade de desenvolvimento e implantação de uma verdadeira cultura de qualidade na qual todos possam estar engajados e comprometidos para a disseminação. Esta pesquisa é uma análise da cultura de qualidade nas microempresas de serviços do segmento de consultoria de São Luís – MA. Tem como objetivo geral analisar os desafios que microempresas de serviços do segmento de consultoria de São Luís – MA na implantação da cultura da qualidade. A pesquisa possui caráter descritivo e classifica-se como estudo de caso; adota como procedimento metodológico a óptica quantiqualitativa, aplicando questionários para coleta de dados com representantes das empresas de consultoria organizacional e seus clientes, afim de comparar e entender as visões respectivas sobre cultura de qualidade nos serviços. Os resultados da pesquisa mostram que dentro da amostra estudada das microempresas de consultoria organizacional conhece-se, pratica-se e é considera de grande importância os princípios e fundamentos para um bom gerenciamento nas empresas, mesmo que 60% acreditem que a qualidade só está aonde é necessário, refletido assim em algumas insatisfações nos aspectos dos serviços prestados.  
Palavras-chave: Cultura
Qualidade
ISO
MEG
Culture
Quality
Aparece nas coleções:Curso de Administração Bacharelado - CCSA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA- LAYSA DINIZ_1 PDF-A.pdf855.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.