Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/704
Título: Avaliação da dinâmica espacial da dengue em relação às questões socioambientais no distrito sanitário da COHAB no município de São Luís – MA
Autor(es): Masullo, Yata Anderson Gonzaga
Data do documento: 2013-08-18
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar as condições socioambientais e as políticas públicas que influenciam na proliferação do vetor Aedes aegipty e consequente aumento da incidência da Dengue, usando como modelo para a elaboração do estudo a área referente ao Distrito Sanitário da COHAB no município de São Luís – MA, que foi estruturado para o ordenamento administrativo da saúde pública da região, possue 63 bairros contendo diferentes infraestruturas e indicadores socioeconômicos, advindos da grande diferenciação do processo de produção e reprodução do espaço urbano. Esse fato transforma a localidade em questão, no ambiente ideal para o levantamento e análise de dados referente ao avanço do processo de urbanização, cujo crescimento desordenado criou regiões com elevada densidade populacional e com grande deficiência nos sistemas de saneamento, disseminando doenças. A partir do emprego do método hipotéticodedutivo, parte-se de hipóteses formuladas para deduzir implicações e consequências da relação homem/paisagem, sobre os setores da sociedade. Levouse em consideração a análise sistêmica para identificação dos problemas socioambientais, utilizando como tipo de pesquisa, a qualitativa e de técnicas de SIG’s relacionados à proliferação da Dengue com o crescimento da cidade de São Luís. Assim o estudo mapeou a dinâmica espacial da Dengue; correlacionou tendências, variabilidades e mudanças climáticas a dinâmica espacial da proliferação do vetor; avaliou as condições socioambientais urbanas, os aspectos socioeconômicos e vetoriais que incidem sobre a vulnerabilidade da população à incidência da Dengue na localidade e analisou a interação entre a incidência da doença, e o crescimento da cidade e a questão vetorial da região envolvida no estudo. Dessa forma o trabalho se desenvolve sob um cenário que reflete a relação homem/paisagem, determinando o desenvolvimento e as interações na sociedade moderna.
Palavras-chave: Dengue
Distrito Sanitário
Sistema de Informação Geográfico
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YATA ANDERSON GONZAGA MASULLO.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.