Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.uema.br/123456789/645
Title: O uso da tecnologia de informação para educação a distância no ensino superior
Authors: Maia, Marta de Campos
Keywords: Educação a distância
Processo de ensino e aprendizagem
Tecnologia de informação
Comunicação
Pedagogia
Issue Date: 2003
Publisher: FGV/EAESP
Abstract: <p>O estudo dos diversos modelos pedag&oacute;gicos dos cursos a dist&acirc;ncia utilizados nas principais Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior (IES) brasileiras pode estimular a an&aacute;lise dos profissionais envolvidos com a Educa&ccedil;&atilde;o a Dist&acirc;ncia (EAD) e, que estejam enfrentado um processo de escolha de uma metodologia para melhor servir aos estudantes que n&atilde;o podem ou optam por n&atilde;o vir para o campus da IES. Um dos principais desafios para as universidades que est&atilde;o se lan&ccedil;ando na EAD &eacute; buscar uma linguagem pedag&oacute;gica apropriada &agrave; aprendizagem mediada pelas diversas m&iacute;dias dispon&iacute;veis. A a&ccedil;&atilde;o da tutoria &eacute; um elemento essencial, sendo uma das determinantes do sucesso do curso. Neste novo modelo de educa&ccedil;&atilde;o os tutores desempenham mais o papel de facilitadores do que de especialistas, pois os cursos s&atilde;o menos estruturados e mais personalizados, cabendo aos pr&oacute;prios alunos cuidar de sua instru&ccedil;&atilde;o. O controle sobre o andamento do curso, assim como o acompanhamento permanente do trabalho de professores, dos tutores, dos estagi&aacute;rios de atendimento e da secretaria, s&atilde;o igualmente cruciais, pois a intera&ccedil;&atilde;o com o aluno pode se dar de in&uacute;meras formas e todas elas s&atilde;o essenciais ao sucesso da aprendizagem. A estrutura&ccedil;&atilde;o de uma equipe especializada, composta de pessoas que entendam de tecnologia e de pedagogia e, que trabalhem de forma coesa, podem garantir uma melhor performance da aprendizagem do aluno. O principal objetivo desta tese &eacute; criar um modelo conceitual de an&aacute;lise para identificar como as tecnologias de informa&ccedil;&atilde;o e comunica&ccedil;&atilde;o (TIC) est&atilde;o sendo utilizadas nos processos educacionais nos cursos a dist&acirc;ncia nas Institui&ccedil;&otilde;es de Ensino Superior (IES) no Brasil. Com base nos dados obtidos atrav&eacute;s de pesquisa, efetuar uma an&aacute;lise comparativa a fim de identificar grupos que possuam caracter&iacute;sticas similares tanto relacionados aos projetos pedag&oacute;gicos de seus cursos, quanto aos materiais utilizados, a estrutura&ccedil;&atilde;o dos cursos, formas de intera&ccedil;&atilde;o aluno/professor, suporte ao aluno, p&uacute;blico-alvo, tecnologias utilizadas e sistemas de avalia&ccedil;&atilde;o adotados.</p>
Description: <p>294 f.</p><p>Tese (Doutorado em Admintra&ccedil;&atilde;o de Empresas) -Funda&ccedil;&atilde;o Get&uacute;lio Vargas, Escola de Administra&ccedil;&atilde;o de Empresas, S&atilde;o Paulo, 2003.</p><p>Orientador: Prof. Dr.&nbsp;Fernando de Souza Meirelles.</p><p>&nbsp;</p>
URI: http://repositorio.uema.br/123456789/645
Appears in Collections:DOUTORADO EM ADMINISTRAÇÃO

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARTA DE CAMPOS MAIA.pdf2.98 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.