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dc.contributor.authorMaia, Marta de Campos-
dc.date.accessioned2019-06-05T21:10:17Z-
dc.date.available2019-06-05T21:10:17Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/handle/123456789/645-
dc.description294 f.Tese (Doutorado em Admintração de Empresas) -Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas, São Paulo, 2003.Orientador: Prof. Dr. Fernando de Souza Meirelles.pt_BR
dc.description.abstractO estudo dos diversos modelos pedagógicos dos cursos a distância utilizados nas principais Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras pode estimular a análise dos profissionais envolvidos com a Educação a Distância (EAD) e, que estejam enfrentado um processo de escolha de uma metodologia para melhor servir aos estudantes que não podem ou optam por não vir para o campus da IES. Um dos principais desafios para as universidades que estão se lançando na EAD é buscar uma linguagem pedagógica apropriada à aprendizagem mediada pelas diversas mídias disponíveis. A ação da tutoria é um elemento essencial, sendo uma das determinantes do sucesso do curso. Neste novo modelo de educação os tutores desempenham mais o papel de facilitadores do que de especialistas, pois os cursos são menos estruturados e mais personalizados, cabendo aos próprios alunos cuidar de sua instrução. O controle sobre o andamento do curso, assim como o acompanhamento permanente do trabalho de professores, dos tutores, dos estagiários de atendimento e da secretaria, são igualmente cruciais, pois a interação com o aluno pode se dar de inúmeras formas e todas elas são essenciais ao sucesso da aprendizagem. A estruturação de uma equipe especializada, composta de pessoas que entendam de tecnologia e de pedagogia e, que trabalhem de forma coesa, podem garantir uma melhor performance da aprendizagem do aluno. O principal objetivo desta tese é criar um modelo conceitual de análise para identificar como as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão sendo utilizadas nos processos educacionais nos cursos a distância nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. Com base nos dados obtidos através de pesquisa, efetuar uma análise comparativa a fim de identificar grupos que possuam características similares tanto relacionados aos projetos pedagógicos de seus cursos, quanto aos materiais utilizados, a estruturação dos cursos, formas de interação aluno/professor, suporte ao aluno, público-alvo, tecnologias utilizadas e sistemas de avaliação adotados.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherFGV/EAESPpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectTecnologia de informaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO uso da tecnologia de informação para educação a distância no ensino superiorpt_BR
dc.typeThesispt_BR
dc.identifier.cduT 378.018.43-
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