Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/638
Título: Cristianismos na antiguidade e livros didáticos: um manual pedagógico como proposta ao ensino de história voltado ao professor (a) do Ensino Médio
Autor(es): Nascimento, William Braga.
Data do documento: 2018-04-25
Editor: UEMA
Resumo: Este trabalho tem como objetivo problematizar as produções didáticas sobre os cristianismos na antiguidade distribuídas pelo governo federal. Nele, enfatizamos a escrita sobre esta experiência religiosa no ensino de História. Observamos que estes materiais vem mantendo lacunas relacionadas ao conhecimento sobre esta temática, além de apresentá-lo em uma linguagem muito próxima, ou semelhante, à ortodoxia teológica que construiu de forma hegemônica o conhecimento sobre esta religião. Logo, da identificação deste problema, propomos a elaboração de um manual pedagógico, intitulado Cristianismos na Antiguidade: Um Manual Pedagógico Como Proposta ao Ensino de História Voltado ao Professor (a) do Ensino Médio, visando que os mesmos, através de subsídios da pesquisa acadêmica desenvolvida nos últimos anos sobre o Jesus Histórico e os cristianismos, fomentem a ampliação das questões presentes nos livros escolares, abordando essa experiência religiosa em sua pluralidade. O propósito é destacar o contexto social, cultural, político e econômico, que permitiram o nascimento e o desenvolvimento desta manifestação religiosa, desengessando, assim, uma leitura muitas vezes ancorada em aspectos de fé.
Palavras-chave: Ensino de história
Livros didáticos
Cristianismos
Império Romano
Aparece nas coleções:Mestrado em História - CECEN - Dissertações 

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WILLIAM BRAGA NASCIMENTO.pdf1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.