Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/418
Título: O processo de implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira (2010 a 2015) no contexto do desenvolvimento. econômico do estado do Maranhão
Autor(es): Silva, Hellen Mayse Paiva
Data do documento: 2015-08-24
Editor: UEMA
Resumo: Dissertação que analisa como se configurou o processo de implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira (2010 a 2015) no contexto do modelo de desenvolvimento econômico do estado do Maranhão. O Estado com a iniciativa privada tem viabilizado e priorizado projetos socioeconômicos propícios para a produção e reprodução do capital, divulgando investimentos como promotores do desenvolvimento social e orientados para “dinamizar” o estado, com possibilidade de reestruturação da economia, associado ao discurso do “novo”, do “moderno”, planejados para “salvar” e para “modernizar” mediante a otimização do uso do território. No entanto, apesar do discurso, esses projetos não foram concretizados e/ou não tiveram continuidade, e consequentemente não houve modificação das estruturas sociais maranhenses. Esta pesquisa está fundamentada no método do Materialismo Histórico Dialético, pois os dados investigados são analisados qualitativamente através das categorias “Estado”, “desenvolvimento” e “indústria”. Destaca o projeto da Refinaria Premium I, que foi anunciado em 2010, em que o município de Bacabeira foi selecionado pelo governo estadual para sediar esse “mega” investimento, que foi cancelado pela Petrobrás em 2015. Conclui-se que esse investimento serviu de uso político-eleitoral, para atender aos interesses do grupo político dominante, desencadeando em Bacabeira impactos socioeconômicos e ambientais.
Palavras-chave: Estado
Desenvolvimento
Refinaria
Bacabeira
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento Socioespacial e Regional - CCSA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELLEN MAYSE PAIVA SILVA.pdf3.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.