Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/246
Título: Os desafios da introdução de uma inovação tecnológica no agroextrativismo tradicional: análise do caso das roças orgânicas no Médio Mearim
Autor(es): Gusmão, Luiz Antônio
Data do documento: 2009-09-21
Editor: UEMA
Resumo: O presente trabalho analisou o processo de inovação tecnológica no agroextrativismo tradicional, desenvolvido por agricultores familiares da comunidade Três Poços, no município de Lago dos Rodrigues, Maranhão, onde a Palmeira Babaçu (Attalea speciosa Mart.) predomina na paisagem. A proposta de inovação em questão é a substituição do sistema agroextrativista tradicional, caracterizado pela coleta de coco babaçu e lavouras itinerantes, para o sistema agroextrativista orgânico em um local permanente, sem o uso do fogo. O referencial teórico adotado apóia-se nas diferentes abordagens de inovação tecnológica na agricultura e em pesquisas relacionadas ao extrativismo do coco babaçu na região. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas com agricultores envolvidos no projeto, observações de suas práticas de manejo e levantamento de dados da evolução da área com roça orgânica e roça tradicional, da produtividade das culturas alimentares básicas (arroz, feijão caupi, milho e mandioca) e do coco babaçu, bem como da força de trabalho utilizada nos dois sistemas. Os resultados demonstraram que o sistema agroextrativista tradicional atingiu seu limite com relação à utilização dos recursos fundiários disponíveis e a consequente impossibilidade de manter a terra em pousio por vários anos. Entretanto, a proposta de inovação tecnológica com o sistema agroextrativista orgânico não garantiu a segurança alimentar das unidades familiares e, além disso, aumentou a demanda por força de trabalho, comprometendo o processo de adaptação à agricultura de base ecológica e, consequentemente, o abandono do sistema agroextrativista tradicional. O contexto atual aponta como desafio a necessidade de superação de problemas relacionados à produção e à infestação de insetos considerados pragas e ervas espontâneas no sistema agroextrativista orgânico. Conclui-se que apesar da inovação tecnológica apresentar algumas limitações e, ainda, não garantir a segurança alimentar das unidades familiares, a insustentabilidade do sistema agroextrativista tradicional é a única razão da continuidade do desenvolvimento do sistema agroextrativista orgânico.
Palavras-chave: Agricultura familiar
Agroextrativismo
Coco babaçu
Inovação tecnológica
Aparece nas coleções:Mestrado em Agroecologia CCA - Dissertações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ ANTÔNIO GUSMÃO.pdf2.7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.