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Título: Educação para as relações étnico raciais e o currículo do segundo ano do ensino fundamental: uma análise das rotinas didáticas
Autor(es): Melo, Rosândrea Maria Lopes
Data do documento: 2022
Editor: UEMA
Resumo: Esse texto apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, traz como objetivo analisar os discursos sobre a educação para as relações étnico-raciais contidos nas rotinas didáticas produzidas para o processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de São Luís - MA, a partir da análise das rotinas didáticas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Ciências e Geografia dessa etapa de ensino. As discussões realizadas neste trabalho estão pautadas em referenciais teóricos e documentos normativos que envolvem as temáticas da Educação para as relações-étnico raciais, educação antirracista, cultura negra, currículo e justiça curricular. Quanto à metodologia, trata-se uma pesquisa qualitativa, pautada nos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista. O método de procedimento utilizado é a pesquisa documental. Já o universo da pesquisa é composto por três salas de aula do segundo ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Luís que está localizada no bairro da Liberdade, que juntamente com a Camboa, Fé em Deus e Diamante, constituem a região que foi intitulada pela Fundação Cultural Palmares como Quilombo Urbano. Ao final do estudo buscamos trazer discussões acerca da construção de uma educação antirracista, que valorize a diversidade étnica do espaço escolar, com a construção de um currículo que considere a perspectiva da justiça curricular e que dê voz a cada um dos sujeitos que o constituem
Palavras-chave: Educação
Relações étnico-raciais
Currículo
Lei nº10.639/2003
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação - CECEN - Dissertações 

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