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dc.contributor.authorMelo, Rosândrea Maria Lopes-
dc.date.accessioned2023-04-13T17:19:30Z-
dc.date.available2023-04-13T17:19:30Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.otherCDU: D 323.38-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1777-
dc.description134 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2022. Orientador: Prof. Dr. Jackson Ronie Sá da Silvapt_BR
dc.description.abstractEsse texto apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, traz como objetivo analisar os discursos sobre a educação para as relações étnico-raciais contidos nas rotinas didáticas produzidas para o processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de São Luís - MA, a partir da análise das rotinas didáticas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Ciências e Geografia dessa etapa de ensino. As discussões realizadas neste trabalho estão pautadas em referenciais teóricos e documentos normativos que envolvem as temáticas da Educação para as relações-étnico raciais, educação antirracista, cultura negra, currículo e justiça curricular. Quanto à metodologia, trata-se uma pesquisa qualitativa, pautada nos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista. O método de procedimento utilizado é a pesquisa documental. Já o universo da pesquisa é composto por três salas de aula do segundo ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Luís que está localizada no bairro da Liberdade, que juntamente com a Camboa, Fé em Deus e Diamante, constituem a região que foi intitulada pela Fundação Cultural Palmares como Quilombo Urbano. Ao final do estudo buscamos trazer discussões acerca da construção de uma educação antirracista, que valorize a diversidade étnica do espaço escolar, com a construção de um currículo que considere a perspectiva da justiça curricular e que dê voz a cada um dos sujeitos que o constituempt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectLei nº10.639/2003pt_BR
dc.titleEducação para as relações étnico raciais e o currículo do segundo ano do ensino fundamental: uma análise das rotinas didáticaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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