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dc.contributor.authorBringel, Ana Isabella Martins Coelho-
dc.date.accessioned2022-09-12T16:33:51Z-
dc.date.available2022-09-12T16:33:51Z-
dc.date.issued2018-06-26-
dc.identifier.otherCDU: M 624.12:691.51(812.1)-
dc.identifier.urihttp://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/1449-
dc.description111 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual do Maranhão,São Luís,2018. Orientador: Prof. Dr. Walter Canales Sant’Ana.pt_BR
dc.description.abstractOs problemas relacionados ao crescimento da matriz de transporte inferior a demanda por infraestrutura adequada tem sido uma preocupação dos gestores públicos em vista ao impulso econômico que o país necessita. Certamente, uma das causas mais visíveis é o problema do alto custo para a construção de pavimentos, que costuma ser resultado da ausência de materiais locais tecnicamente viáveis. Durante vários anos, tanto no Brasil como em outros países, a estabilização de solos com outros materiais vem sendo aplicada constantemente para solucionar a escassez de materiais adequados à pavimentação (UBALDO et al., 2010 apud LOPES, 2011). Há algumas décadas, a estabilização de solo com cinza volante e cal tem sido motivo de muitos estudos (PINTO, S. 1971; NARDI, 1975; MALLMANN, 1996). A cinza volante é um resíduo industrial produzido pela queima de carvão mineral, e muitas vezes descartada de forma indevida no meio ambiente, trazendo prejuízos para o mesmo. Diversos estudos constataram que este resíduo, quando reage com a cal, gera um composto com reações cimentantes, melhorando, assim, as propriedades do solo. Neste contexto, propõe-se com este trabalho comparar o efeito da adição de cinza volante e cal hidratada como melhorador das propriedades mecânicas dos solos siltoso, arenoso e argiloso da ilha de São Luís estudados por Almeida, M. (2016), Torres (2017) e Bringel (2018). Para efeito comparativo, foram considerados os ensaios de caracterização física e mecânica (Ensaio de Compactação, Índice de Suporte Califórnia e Resistência à Compressão Simples). Os ensaios de resistência à compressão simples foram realizados em amostras compactadas na umidade ótima e massa específica aparente seca máxima correspondente, com teores de cinza de 8%, 12% e 16% e cal no teor de 4%. Os resultados indicam que os três solos tiveram suas resistências melhoradas com adição desses materiais e que a mistura ótima em todos eles tendeu a situar-se a uma proporção de 12% de cinza acrescidos de 4% de cal. Contudo, apenas o solo argiloso mostrou-se satisfatório para a utilização em camada de base.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.publisherUEMApt_BR
dc.subjectEstabilização de solospt_BR
dc.subjectSolo siltosopt_BR
dc.subjectSolo arenosopt_BR
dc.subjectSolo argilosopt_BR
dc.subjectSoil stabilization-
dc.subjectSilty soil-
dc.subjectSandy soil-
dc.subjectClay soil-
dc.titleEstabilização de solos da ilha de São Luís com cal e cinza volante para utilização em pavimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeSoil stabilization on the island of São Luís with lime and fly ash for use in paving-
dc.typeOtherpt_BR
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