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https://repositorio.uema.br/jspui/handle/123456789/947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sabóia, Wendell Henrique Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-13T21:13:07Z | - |
dc.date.available | 2019-12-13T21:13:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.uema.br/handle/123456789/947 | - |
dc.description | 86 f. Monografia (Graduação em Formação de Oficiais Bombeiro Militar) - Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2019. Orientador: Prof. Cap. QOCBM Ígor de Jesus Pereira Ferreira. | pt_BR |
dc.description.abstract | O crescimento da frota de veículos circulantes no país, em meio a uma sociedade cada vez mais dinâmica em que o fluxo de informações e as interações pessoais favoreceram o desenvolvimento de meios de transportes cada vez mais potentes e sofisticados, contribui diretamente para o aumento no número de acidentes automobilísticos. Nesse cenário, o desenvolvimento de tecnologias de segurança veicular desempenha a importante função de atuar na mitigação de colisões e diminuição dos seus efeitos nocivos aos ocupantes. Contudo, negligencia-se ainda, muitas vezes por falta de conhecimento, os riscos oferecidos por sistemas de segurança como airbags e pré-tensionadores de cinto de segurança, tanto às equipes de resgate veicular, quanto às vítimas, durante a operação de desencarceramento e extração em ocorrências de acidentes automobilísticos com vítimas presas às ferragens. Nesse contexto, tendo em vista a importância desse tema à segurança e ao aperfeiçoamento técnico-profissional dos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, bem como sua contribuição à prestação de um serviço de excelência à sociedade maranhense, este trabalho tem por finalidade analisar o funcionamento desses dispositivos de segurança, seus riscos e implicações às guarnições do CBMMA, descrever técnicas e procedimentos capazes de neutralizar os danos ou minimizar os perigos oferecidos por esses sistemas de segurança, bem como diagnosticar a percepção da tropa do CBMMA a respeito do tema, de forma a verificar os pontos fortes e propor possíveis soluções àqueles passíveis de melhoria. Para tanto, utilizou-se como método de coleta de dados a aplicação de questionário fechado à tropa do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, cuja análise das respostas obtidas possibilitou que fossem identificados pontos a melhorar, principalmente no que se refere ao conhecimento dos militares a respeito dos riscos representados por tais dispositivos de segurança automobilística às operações de resgate veicular, bem como referentes à carência de ferramentas e equipamentos, essenciais à gestão eficiente dos riscos presentes nesse tipo de cena, nas unidades bombeiro militar do Estado. Assim, pode-se concluir que os dispositivos de segurança automobilística representam riscos potenciais às equipes de resgate veicular, sendo de suma importância a realização deste diagnóstico a fim de localizar falhas pontuais para que se possa trabalhá-las de forma a garantir o aperfeiçoamento da tropa e conduzi-la à excelência no serviço prestado à sociedade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sistemas de segurança veicular | pt_BR |
dc.subject | Resgate veicular | pt_BR |
dc.subject | CBMMA | pt_BR |
dc.title | Mecanismos de segurança automobilística: implicações na atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão em ocorrências de resgate veicular | pt_BR |
dc.type | monograph | pt_BR |
dc.identifier.cdu | M 614.8 | - |
Aparece nas coleções: | Curso de Bacharelado em CFO/Bombeiros - CCT - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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